Menu
Resenhas

Triste República por Lima Barreto, de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

Triste República
Triste República

Vamos falar dessa do livro Triste República comentada por Lima Barreto, com texto de Lilia Moritz Schwarcz e ilustrações de Spacca.

Guiados pela narrativa da vida desse personagem fundamental que é Lima Barreto (1881-1922), vemos nascer a República brasileira, carregada de marcas autoritárias, num “mundo em que a cor atua como marcador e discriminador social”. Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele), aos estrangeirismos e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira.

Em Triste República, o cartunista Spacca e a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz investigam a Primeira República prestando um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos.

Fonte da sinopse: Companhia das letras
Triste República por Lima Barreto, de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

Em uma única HQ temos a obra de três grandes profissionais, uma historiadora , um cartunista e o gênio da literatura Lima Barreto; comecemos então por Lilia Moritz Schwarcz, que é professora titular no Departamento de Antropologia da USP e estuda Lima Barreto inclusive há inserções no quadrinho que remete a outros livros seus tanto o material das pesquisas da Lilia quanto da produção focada no Lima Barreto é facilmente encontrado na internet. Então já se prepare para encontrar uma HQ recheada de detalhes que vai enriquecer muito um período histórico que por muitas vezes no colégio é deixado de lado ou pelo menos explicado sem nada de atrativo.

O responsável pelo traço da HQ é o cartunista Spacca vencedor do Prêmio HQ Mix em 2007, em suas produções está a  versão em HQ de Jubiabá de Jorge Amado [uma pausa para o meu surto de eu preciso dessa HQ também], com um traço  que remete bastante a tiras de jornais, mas em um storyboard mais livre e cores bem fortes transformam acontecimentos históricos importantes em um conteúdo fácil de ser consumido.

Triste República por Lima Barreto, de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

A parceria Spacca e  Lila  já rendeu outros quadrinhos como: As barbas do imperador e D. João carioca: A corte Portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). – Talvez já estejamos prontos para uma série de quadrinhos históricos por aqui

O plot de TRiste República é obviamente a primeira república Brasileira. Mas ao ler o livro é impossível dissociar o período histórico de um tom biográfico do Lima Barreto, já que o fio condutor é construído baseado nas contribuições jornalísticas que o autor nos deixou.

Da tal história da proclamação da República, só me lembro que as patrulhas andavam, nas ruas, armadas de carabinas. E meu pai foi, alguns dias depois, demitido do lugar que tinha […]

Lima barreto morreu cedo, aos 41 anos de idade, mas a produção escrita foi tão incrível que é muito fácil visualizar o Rio de Janeiro que já foi a capital do Brasil, as nuances de uma nobreza em decadência, o ciclo do café e até a velha e conhecida corrupção brasileira são temas que costuram a história.

O que vamos encontrar em Triste República

Em menos de 200 páginas a linha cronológica é feita em blocos, às vezes voltando o tempo para resgatar algum fato que explica melhor como e o porque os fatos históricos  se desenrolaram daquela maneira. É um fato absoluto que Lima Barreto não recebeu todo o reconhecimento literário que  merecia , nem na época de produção nem nos dias atuais, mesmo que eu me considere uma pessoa que gosta muito de literatura brasileira tive espaço pra me choca ao descobrir por exemplo que o Lima era contrário às manifestações da semana de 1922 por exemplo.

Obviamente que depois do período conturbadissimo da política brasileira recente e os desgovernos que vivemos entre 2019 e 2022 estejamos cansados do assunto política, mas precisamos entender que nossos problemas como nação tem raízes muito mais antigas. Geralmente focamos nossas discussões na ditadura, mas essa leitura me fez pensar que precisamos para ontem absorver, aprender e replicar lições muito mais profundas e antigas. Essa HQ é uma ótima porta de entrada para direcionar uma reflexão sobre as mazelas brasileiras!

Triste República
Autores
: Lilia Moritz Schwarcz e Spacca  | Ilustrador: Spacca
Editora: Quadrinhos na Cia | Páginas: 196
ISBN: 9786584953000
Para ler: https://amzn.to/3GkbpVu

Avaliação: 5 de 5.


Ósculos e Amplexos, Karina.

Sobre o autor

Biomédica por formação, bookaholic por paixão!

2 Comentários

  • Camila Faria
    11 de janeiro de 2023 at 17:10

    Eu achei BACANA demais esse projeto e fiquei morrendo de curiosidade para ver mais páginas. Vou procurar para dar uma olhada numa livraria. Beijos

    Responder
  • Karina Carvalho
    16 de janeiro de 2023 at 21:31

    Camila você vai amar ! Esse é aquele tipo de livro que te faz ter vontade de começar um projeto inteirinho rs

    Responder

Deixe seu comentário