Menu
Resenhas

Encaixotando minha biblioteca, de Alberto Manguel

Encaixotando minha biblioteca
Encaixotando minha biblioteca, escrito por Alberto Manguel

Sabe aqueles livros que a gente quer grifar quase todas as linhas dele? Assim foi a vontade que tive ao ler Encaixotando minha biblioteca, do bibliófilo argentino Alberto Manguel.

Alberto Manguel é um grande escritor argentino que tem uma paixão pelo mundo dos livros. Já escreveu diversos títulos sobre a temática e o mundo dos livros, da leitura, das bibliotecas e do ser leitor. É um escritor erudito, com um conhecimento vasto de mundo e um grande colecionador de obras.

Encaixotando a biblioteca: 10 digressões e uma elegia é um livro que irá contar as reflexões do autor sobre o processo que teve ao ter que desmontar e encaixotar a sua biblioteca na casa em que vivia na França quando estava de mudança para morar no Canadá.

Sua biblioteca montada em um espaço anexo a casa possui mais de 35 mil exemplares. Eu fiquei de cara que Manguel tem a mesma quantidade de livros que a biblioteca onde trabalho. É muito livro, gente!

Encaixotando minha biblioteca
Encaixotando minha biblioteca, escrito por Alberto Manguel, publicado pela Editora Companhia das Letras com a tradução de Jorio Dauster.

O que achei de Encaixotando minha biblioteca

Não tem como uma pessoa que não ame tanto livros e bibliotecas não gostar desse livro. Eu queria grifar todas as falas e percepções do autor. Acho que teria grifado o livro todo.

O livro é curto, não há nada muito elaborado na escrita apesar do grande conhecimento que Manguel possui ao longo de sua vida. Eu me senti representada em diversas passagens do livro, principalmente sobre bibliotecas. Compartilho de boa parte de suas opiniões e posições sobre elas.

Encaixotando minha biblioteca foi o primeiro livro do autor que realmente li. Aqui na estante tenho os livros Uma história da leitura e também O leitor como metáfora: O viajante, a torre e a traça e sou louca para ler A biblioteca à noite (que não tenho). Apesar dos livros na estante, nunca tinha tempo necessário para ler, mas aí com esse lançamento mais recente a curiosidade foi bem maior e acabei me aventurando na leitura (e amando, por sinal).

Encaixotando minha biblioteca
Encaixotando minha biblioteca, escrito por Alberto Manguel, publicado pela Editora Companhia das Letras com a tradução de Jorio Dauster.

Encaixotando minha biblioteca é o tipo de livro que todos os amantes de livros, bibliotecas e de leitura em si precisam ler e talvez, quem sabe, até ter na estante. É presente para aqueles que possuem uma relação muito afetuosa com as obras literárias e as palavras que ali estão. Se você é um apaixonado por livros que falam desse amor, esse é o seu livro. E ainda aproveito e deixo aqui a minha indicação de leitura de outros livros do Alberto Manguel. Garanto que não se arrependerá.

Encaixotando minha biblioteca
Autor: Alberto Manguel / Tradução: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 184 | ISBN: 9786559210886
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2XUfc9L


Mil beijos e até mais.

Sobre o autor

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário