Menu
Resenhas

Dante a biografia, por Alessandro Barbero

Dante a biografia
Dante a biografia

Dante a biografia é o trabalho mais primoroso sobre a vida do escritor italiano Dante Alighieri escrito por Alessandro Barbero e agora vamos conhecer mais sobre uma das personalidades mais importantes da Itália.

Nascido em Florença no século XIII, Dante Alighieri é uma das figuras mais importantes – e enigmáticas – da literatura ocidental. Político, escritor, exilado: foi um intelectual de diversas facetas que não só moldou a língua italiana como também a forma clássica como muitos entendem os conceitos de paraíso, purgatório e inferno.

Desde sua relação com a família, passando por sua ampla formação intelectual até a composição de sua obra-prima, a viagem alucinante conhecida como Divina comédia, Barbero lança luz sobre capítulos essenciais da vida do escritor – mostrando-o como gênio absoluto, mas também como um homem do seu tempo. Por meio de exaustiva pesquisa e com uma habilidade narrativa ímpar, Alessandro Barbero reconstitui a época e vida do poeta, preenchendo lacunas há muito sentidas.

Fonte da Sinopse: Companhia das letras
Dante a biografia, por Alessandro Barbero

Essa é uma biografia, de uma personalidade morta a mais de 700 anos, mas o porquê essa personalidade continua relevante tanto tempo depois? Porque estamos falando da pessoa responsável por criar a língua italiana!

Em 2021 comemorou-se na Itália os 700 anos da morte de Dante Alighieri , aliás o pai do italiano como é conhecido tem uma dia específico no qual a Itália inteira o celebra, 25 de março, é o Dia de Dante. A homenagem, instituída pelo governo italiano, marca a data em que o poeta iniciou uma viagem pelo inferno, pelo purgatório e pelo paraíso na Divina Comédia, sua obra-prima.

Mas antes de instigar a vontade de se aventurar na Divina Comédia, entender como e o porque o autor era tão genial Dante a biografia elaborada pelo estudioso e historiador Alessandro Barbero é um passo imprescindível para começar captar todas as referências que consumimos a décadas e tem origem nos pensamentos do poeta.

Alessandro Barbero, um dos mais importantes historiadores italianos, leciona história medieval na Universidade do Piemonte Oriental, em Vercelli e é vencedor do prêmio Strega de 1996 (um dos prêmios literários mais importantes da Itália). Barbero já declarou sobre o próprio trabalho relacionado a Dante:

 Sou um historiador, não um crítico literário”, afirmou Barbero em uma live promovida por uma universidade americana. “Não posso explicar por que é tão importante ler Dante. Fui atraído pela ideia de contar a vida do indivíduo do século 13 sobre quem, provavelmente, há mais registros e arquivos.

Dante a biografia, por Alessandro Barbero

Em Dante a biografia, conhecemos mais sobre a vida do autor. Apesar de poeta não vivia fora do contexto político e civil da sociedade na qual estava inserido , a maneira que o historiador decide abrir a biografia nos explicita isso porque temos uma visão detalhada da batalha da batalha de Campaldino (1289) na qual lutaram florentinos contra o exército da região de Arezzo.

A partir daí passamos por questões sobre a importância de se ter um sobrenome, da documentação das origens e profissões. E por se tratar de uma biografia feita por um historiador temos obviamente muitas referências a documentos, a autores já consagrados como Boccaccio que também já fez uma biografia do Dante e/ ou de tratados linguísticos que estudam por meio da obra de Dante sua história e contribuição para a formação do idioma.

Por que ler Dante a biografia

Não é segredo que eu como estudante de letras Português-Italiano sou apaixonada pelas obras do Dante. E a beleza de estarmos nos tempos modernos é que temos tanto material para enriquecer nossa experiência de leitura que entender o tamanho da genialidade nem é assim um trabalho tão difícil,

Separei um episódio de podcast que gosto muito para quem se sentir interessado pelo assunto, a parte dessa biografia e desse episódio  é como se estivéssemos molhando o dedo do pé no oceano das contribuições do poeta para o mundo literário. Espero que estejam prontos para se deliciar com tudo o que temos de produções italianas ou inspiradas por Dante Alighieri.

Ler Dante a biografia e também as obras por ele inspiradas é um projeto de vida na qual pretendo arrastar o máximo de leitores comigo, e aí você se empolga? Já leu algo inspirado na obra prima? Compartilha aqui e vamos todos juntos espalhar essa beleza em forma de texto.

Dante a biografia
Autor
: Alessandro Barbero | Tradução: Federico Carotti
Editora: Companhia das letras | Páginas: 432
ISBN: 9786559213122
Para ler: https://amzn.to/3CnDutZ

Avaliação: 5 de 5.


Ósculos e Amplexos, Karina.

Sobre o autor

Biomédica por formação, bookaholic por paixão!

1 comentário

Deixe seu comentário