Anatomia do Livro

Para que serve a orelha do livro?

28 de abril de 2020
Para que serve a orelha do livro

De vez em quando pego um aluno da biblioteca em que eu trabalho usando a orelha do livro para marcar a página onde parou a leitura. Ela não tem exatamente essa função. Então vem lo go o questionamento: para que serve a orelha do livro?

Eu sempre falo que quando alguém usa a orelha do livro para marcar página, uma fada do livro morre. Mas brincadeiras á parte, muita gente não sabe muito bem para que serve a orelha do livro. E é exatamente sobre isso que quero conversar com vocês.

Para começar vamos conversar sobre o que é a orelha do livro. Orelha do livro, ou aba,  é a parte da primeira e quarta capa que se dobra para dentro do livro.

Existem livros que não possuem aba, livros com aba pequena, aba mediana e aba que é quase do tamanho da capa. Não há muito um padrão e elas podem mudar de acordo com a editora, o projeto editorial do livro ou do propósito do livro. Por isso, tantas abas diferentes.

Mas para que serve a orelha do livro, afinal:

A orelha do livro possuem basicamente duas funções:

  • A primeira é a função física. De acordo com o capista Rubens Lima, a orelha do livro tem a função de reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Sem a orelha, a capa tende a amassar e dobrar conforme vamos manipulando o livro
  • A segunda função é comercial e editorial. Geralmente a gente encontra informações sobre livro em si, sobre o autor e outros colaboradores e etc. São textos que o intuito de encantar o leitor, textos que vendam o livro e despertem o interesse pela leitura. Flávio Izhaki, classifica a orelha do livro em duas:
    • As orelhas anônimas: que consiste em textos anônimos, desenvolvidos por profissionais especializados da editora.
    • As orelhas assinadas: que é quando uma pessoa convidada, autor conhecido ou especialista sobre a temática, é convidado para escrever um pequeno texto falando sobre o livro. As orelhas assinadas tem um peso importante na orelha da escolha da compra de um livro.

Lá no canal vocês podem conferir um vídeo onde falo com mais detalhes sobre a orelha do livro, funções, tipos e muito mais.

Para este conteúdo usei algumas referencias e você pode conferir para aprofundar mais o assunto.

E agora, já sabem para que serve a orelha do livro? Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida, mas se ainda houver alguma dúvida, é só perguntar!

Eu adoro falar dessas curiosidades sobre o mundo dos livros e da literatura e você pode acompanhar mais posts como esse através da categoria Biblioteconomia aqui do blog. Se quiserem saber mais curiosidades sobre o mundo dos livros e da leitura, deixe seu comentário aí embaixo.


Mil beijos e até mais.

Você poderá gostar de

2 Comentários

  • Responder Marcia J Bossy 28 de setembro de 2020 às 14:44

    Bom dia, Karin,

    Em primeiro lugar, obrigada pelos seus textos, são um prazer de ler!

    Eu tenho procurado a tradução da expressão “orelha de livro”
    em inglês e em francês, mas sem sucesso. Será que você pode me ajudar?

    Desde já muito obrigada

    ——————————-
    Marcia J. Bossy
    mjbossy@gmail.com
    ————————————————————-
    “El Universo, que otros llaman la Biblioteca …”
    Jorge Luiz Borges
    ————————————————————

    • Responder Karin Paredes 28 de setembro de 2020 às 14:54

      Olá Marcia
      A orelha do livro (ou aba), não é algo muito comum na encadernação estrangeira). Geralmente os livros de ficção são capa dura com jacketcover ou um tipo de brochura com material bem simples quase de papel jornal.
      Dei uma pesquisada e de acordo com Cunha e Cavalcanti, no Dicionário de Biblioteconomia e arquivologia a orelha do livro pode ser chamada, em inglês, de book Cover flap ou cover flap.
      Não encontrei em francês,
      Espero ter ajudado.
      Mil beijos

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.