Resenhas

Dom Quixote Volume 1, de Miguel de Cervantes | Diário de Leitura #2

13 de maio de 2020
Dom Quixote Volume 1

Dá para entender a obra Dom Quixote Volume 1 toda como  uma colcha de retalhos. São várias aventuras costuradas numa grande trama. É impossível não se deixar levar pela figura triste do cavaleiro de mais bom coração que existe. As questões referentes a loucura que são levantadas são tão atuas quanto as nossas. Em Dom Quixote encontramos um personagem que quer mudar o mundo não só imaginar como pode ser mudado.

“Nosso fidalgo beirava os cinquenta anos. Era de compleição rija, seco de carnes, rosto enxuto, grande madrugador e amigo da caça.”

A narrativa em Dom Quixote Volume 1

Em termos de plot temos um senhor de 50 anos, fidalgo (Indivíduo com título de nobreza; nobre, aristocrata e / ou indivíduo bem trajado e de maneiras refinadas.), que morava na vila de la Mancha ( Espanha) com uma criada, com a sobrinha e um ajudante; e que por ter  muito tempo ocioso começa a ler novelas de cavalaria ( que jogue a primeira pedra quem nunca se apaixonou por um gênero literário).

“Enfim, ele se embrenhou tanto na leitura que passava as noites lendo até clarear e os dias até escurecer; e assim, por dormir pouco e ler muito, secou-lhe o cérebro de maneiro que veio a perder o juízo.”

Dom Quixote Volume 1

É a partir dessa pseudo loucura causada pelas leituras que ele sai em busca de aventuras, e com seu fiel escudeiro Sancho Pança (que é a parte racional da dupla) enfrenta um monte de coisas inimagináveis; é um texto engraçado e essas aventuras não são gratuitas, eles estão sempre tentando dar voz aos oprimidos.

Originalmente as histórias de “Dom Quixote” foram publicadas com 10 anos de diferença e todo o material que pesquisei antes de começar a leitura em si ajudou bastante, pois eu já espera certos pontos de lentidão na narrativa.

Vamos ler Dom Quixote: https://www.prateleiradecima.com/dom-quixote-de-la-mancha/
Diário de Leitura Dom Quixote Volume 2: https://www.prateleiradecima.com/?p=12804

Box Dom Quixote de La Mancha
Autor
: Miguel de Cervantes | Tradução: Ernani Ssó
Editora: Penguin Companhia
Páginas: 1328 | ISBN: 9788563560551
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/2Yin0A6

Ósculos e Amplexos, Karina.

Você poderá gostar de

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.