Resenhas

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett

24 de abril de 2020
O jardim secreto
Livro O Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett

Quem me segue nas minhas redes sociais, viu que no finalzinho de março eu finalmente fiz a leitura do livro O Jardim Secreto. Depois de muitos anos assistindo a adaptação cinematográfica sem saber que a história é um livro completei a leitura.

O Jardim secreto foi escrito pela escritora Frances Hodgson Burnett em 1911 e vai contar a história de Mary Lennox, uma garotinha que perde seus pais na índia acometidos de cólera quando ela tinha 10 anos. Como não restou ninguém para cuidar dela, se muda para a Inglaterra e vai viver com seu tio na região de Yorkshire. Archibald Craven é um homem muito solitário, triste e estranho que quase não fica na mansão desde que sua esposa, tia de Mary, faleceu há 10 anos atrás.

Mary, que já era bem solitária na Índia, se vê sozinha naquele imenso casarão sem o que fazer e se dispõe a explorar a mansão e a área externa.

Em suas andanças ela descobre vários jardins e também um específico que parece ser impossível entrar já que só se ve muros e heras ao seu redor. Com a ajuda de um pequeno passarinho ela encontra a porta da entrada e a chave.

Mas o mistério do jardim não é o único que a mansão guarda, Mary escuta vozes e choros a noite na mansão e fica incomodada em não saber exatamente do que se trata até começar a bisbilhotar até que descobre a existência de uma outra criança na casa: o seu primo Colin, um menino inválido que aparenta estar muito doente. A relação dessas duas crianças e as visitas ao Jardim secreto que é o segredo entre elas, juntamente com o amigo Dickon, irá mudar para sempre a vida delas e das pessoas em sua volta.  

A história da leitura de O Jardim Secreto 

Desde criança, eu assisto o filme O Jardim Secreto. Na época, eu não sabia da existência do livro, não fazia que era uma adaptação literária. Mas eu amava assistir toda vez que passava na sessão da tarde.

Então eu cresci e descobri que ele era um livro, mas nunca me animava a ler. Então agora em 2020, descobri que haverá uma nova adaptação para o cinema e achei que era um bom momento para finalmente fazer essa leitura. Acredito que tem coisas que acontecem no momento certo e a leitura de O Jardim Secreto, só aconteceu agora porque esse era o momento certo para ele ser lido.

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett
Livro O Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett

O Jardim secreto é de leitura simples. A narrativa é em terceira pessoa e a visão do narrador-observador consegue captar os sentimentos dos personagens de forma bem íntima. 

O tempo do livro é tranquilo e se passa de uma forma que não deixa a história arrastada e nem com uma sensação de que as coisas está acontecendo muito rápido. Há uma ingenuidade e um ar muito bucólico no livro. 

Os personagens não estão a toa pela história. Cada um deles tem um papel a desempenhar na construção da narrativa. Até os animais possuem sua importância para o desenrolar da história. Claro que não podemos esquecer o próprio jardim secreto. Burnett vai tratá-lo da mesma maneira que fala de Mary, de Dickon ou Colin. Ele tem vida, personalidade e desenvolve um papel na história. A charneca, que é a paisagem onde se encontra a Mansão Misselthwaite, é retratada quase como um personagem. Ela tem vida, tem personalidade e acho isso um dos grande baratos na construção dos personagens feita por Burnett.

O pensamento positivo em O Jardim secreto

A minha passagem preferida do livro, que me emocionou por demais é uma já bem no final do livro, no último capítulo. Eu acho ela tão bonita, simples e com muito significado:

Em cada século, desde o começo do mundo coisas maravilhosas foram descobertas. No último século, mais coisas incríveis foram descobertas do que em qualquer outro anterior. Neste novo século, centenas de coisas ainda mais surpreendentes serão trazidas à luz. A principio, as pessoas se recusam a acreditar que uma coisa nova e estranha possa ser feita, então começam a esperar que seja feita, então veem que pode ser feita… e então ela é feita, e todo mundo se pergunta por que não tinha sido feita séculos atrás. Uma das novas coisas que as pessoas começaram a descobrir no século passado era que pensamentos – simplesmente meros pensamentos – são tão poderosos quanto baterias elétricas, tão bons para alguém quanto a luz do sol, ou tão ruins quanto veneno. Deixar um pensamento triste ou ruim entrar na cabeça é tão perigoso quanto deixar um germe de escarlatina entrar no corpo. E quando se deixa que fique lá depois que entrou, é bem capaz de nunca mais sair enquanto se estiver vivo.

BURNETT, Frances H., p.254-255

As minhas edições de O Jardim Secreto

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett
Livros O Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett

O livro O Jardim Secreto é uma obra em domínio público e por isso a existência de várias edições diferentes feitas por diversas editoras aqui no Brasil. Eu li a obra principalmente na edição feita pela Editora 34 e algumas partes pelo Ebook liberado gratuitamente pela Companhia das Letras durante o período da quarentena.

Além desses dois livros eu tenho uma edição em inglês que comprei na minha primeira viagem aos Estados Unidos, em 2017. Essa edição era exclusiva da Livraria Barnes and Noble e um pouco difícil de encontrar para comprar em livrarias que vendem livros importados.

Ainda tem a edição que a Editora Zahar iria lançar esse ano por conta da estreia do novo filme. Quero muito essa edição também, e tinha o desejo dela já estar aqui quando eu liberasse esse post. porém a editora cancelou o lançamento e está sem previsão. mas com certeza devo comprar quando sair.

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett
Livro O Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett

As diferenças do livro e do filme (1993)

Eu não canso de falar que o filme O Jardim Secreto lançado em 1993 é um dos meus filmes favoritos da vida. Gosto muito da sensibilidade que ele traz e a mensagem que passa. Eu já amava o filme muito antes de saber que era a adaptação cinematográfica de um livro. E quando fiz essa descoberta foi só alegria.

Demorei muito para ler o livro. Muito mesmo! E quando finalmente li a obra, descobri a existência de alguns elementos presentes no livro e que foram deixados de lado no filme. Não vou dizer exatamente a diferença para não dar muitos spoilers. A forma como os pais de Mary Lennox morrem, a forma como o jardim é descoberto e a ausência de alguns personagens são algumas dessas diferenças. Mas acho que o filme consegue manter a mesma atmosfera do livro.

O Jardim Secreto

Uma nova adaptação cinematográfica seria lançada nesse primeiro semestre de 2020, mas a pandemia de COVID-19 atrasou a estréia e ainda não tem data oficial. Eu não curti muito do que vi pelos trailers, mas posso estar muito enganada, já que trailers enganam.

Vídeo resenha do livro O Jardim secreto

Eu também gravei um vídeo falando um pouco mais sobre toda essa história com o livro O jardim secreto, a minha experiência de leitura e o que essa história representa para mim, leitora e apaixonada por histórias que tocam.

Vocês já leram o livro? Se empolgaram em ler também? Deixe suas impressões nos comentários, quero conversar muito sobre esse livro com vocês

O Jardim Secreto (The Secret Garden)
Autor
: Frances Hodgson Burnett | Tradução: Marcos Maffei
Editora: Editora 34
Páginas: 272 | ISBN: 9788573265163
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/2VchsnE

⭐⭐⭐⭐⭐


Mil beijos e até mais!

Você poderá gostar de

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.