Menu
Anatomia do Livro

11 dicas de como cuidar dos livros

11 dicas de como cuidar dos livros

Livros são objetos amados por muitos. A vontade de mantê-los sempre bem conservados e preservados é grande e muita gente está sempre buscando dicas de como cuidar dos livros da melhor maneira possível.

Por muito tempo, antes mesmo de me envolver profundamente com o mundo dos livros, eu cuidava dos meus livros de forma um tanto quanto “desleixada”. Cuidava, mas não de um jeito certo. Cometia algumas “gafes” e achava que estava fazendo corretamente, mas mal eu sabia que o jeito que eu cuidava poderia comprometer o uso e a estrutura dos livros.

Durante o curso, aprendi algumas técnicas de conservação e preservação e recebi de uma colega uma relação de dicas de cuidados com livros. Com essas e mais outras dicas que pesquisei e descobri em livros e sites pela internet, reuni e organizei uma lista completa nas quais vocês podem utilizar e difundir em prol dos nossos amigos de todas as horas: os livros.

Ao longo do meu aprendizado como bibliotecária e o meu envolvimento com os livros. aprendi várias técnicas e dicas de como cuidar dos livros de forma que eles possam durar o maior tempo possível. Também pesquisei em livros especializados e sites dedicados a preservação, conservação e recuperação de livros para levantar o maior numero de informações c dicas de como cuidar dos livros

Depois de ouvir tantos leitores perguntando sobre como cuidar dos livros e também de perceber que tem muita gente cometendo algumas confusões na hora da limpeza das estantes, decidi apresentar uma lista com diversas dicas de como cuidar dos livros e ajudá-los na próxima vez que for arrumar a sua estante.

As partes do livro

Antes de começar a dar dicas de como cuidar dos livros, vocês realmente conhecem a estrutura de um livro? Para ajudar a entender alguns conceitos, segue uma pequena explicação visual sobre as partes que compõe um livro.

A imagem abaixo apresenta as diferentes partes do livro. A ideia é que conheçam com detalhes os diferentes nomes dessas partes para que fique mais fácil entender o que precisa ser feito na hora de cuidar do livro.

Fonte: Choco Design
Fonte da imagem: Choco la Design

Agora que você conhece o livro e suas partes por inteiro e já sabe o nome dos principais termos, vamos as dicas de como cuidar dos livros.

Dicas de como cuidar dos livros

Antes de apresentar as dicas de como cuidar dos livros de forma correta, vale lembrar que elas são recomendações. Não precisa levar essas dicas ao pé da letra. Sempre digo que o livro é um objeto como qualquer outro e cabe ao seu dono quais práticas irá seguir e quais não irá. Sinta-se sempre à vontade em fazer aquilo que melhor lhe convém e o que se adequa melhor a sua realidade com o SEU livro. Então vamos lá:

1 – Deixe respirar

A primeira dica que vou dar de como cuidar dos livros é essa: folheie os livros periodicamente. O ato de manusear o livro já irá ajudar a mantê-los por mais tempo. Sabe aquela folheada básica e rápida em todas as páginas? Isso ajuda muito a oxigenar e arejar as páginas e mantém a vida útil dos livros por mais tempo. Sempre falo dessa dica primeiro para as pessoas

Dentro dessa dica quero lembrar do local em que os livros estão armazenados. Precisa ser um espaço arejado e se possível a estante longe da parede. Outro detalhe bacana é não apertar muito, espremê-los na estante. Deixe os livros folgados, facilitando assim a retirada deles da estante.

Dicas de como cuidar dos livros
Folheie seus livros

2 – Guarde tudo direitinho

A maneira correta de guardar os livros é na vertical, em pé. Mas há exceções.

Alguns livros tem encadernações e capas especiais, são muito grandes ou pesados. Nesse caso, o melhor é deixá-los deitados, na posição horizontal. Mas sem colocar muito peso sobre eles.

Outra dica é não deixar o livro inclinado na estante. Isso prejudica a encadernação e pode danificar a capa. O uso de aparadores e bibliocantos são a solução para esse problema.

Mas lembre de sempre deixar os livros em pé e com espaços entre eles. Isso ajuda a deixá-los bem arejados.

3 – Mãos sempre limpas

Uma dica valiosa de como cuidar dos livros e também muito simples é a de manusear os livros com mãos limpas e secas. Parece meio óbvio, mas é também uma maneira valiosa. Mão sujas e engorduradas acabam prejudicando mais o papel do livro e se a sujeira for relacionado a comida ou bebida pode atrair insetos e pragas para o livro e acho que ninguém quer isso.

Aproveitando o tema higiene, evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas, Alem de ser anti-higiênico, a saliva pode ser prejudicial para a durabilidade do livro.

4 – Use marcadores de páginas

Isso é bem óbvio, mas o óbvio precisa sempre ser dito. há os mais diferentes tipos de marcadores de páginas no mercado e que você possa usar para não perder aquela página em que parou a leitura.

A orelha do livro também não é recomendado para. marcar as páginas. Os motivos estão em um post aqui no blog que expliquei quais são as verdadeiras funções da orelha do livro

O uso de clipes NÃO é recomendado. O metal oxida, mancha e estraga o papel do livro. É sempre bem chato ver aquele livro fofinho com aquela marca de clipe na página.

Dobrar as folhas também é uma prática NÃO recomendada. Quem nunca fez aquela dobrinha na página? Pois é, não pode. Fazer essa dobra prejudica muito a estrutura da página. Uma vez dobrada, a página nunca mais volta ao normal porque aconteceu uma quebra na fibra e que nunca mais voltará ao que era antes.

5 – O uso de marca-texto, canetas, post-its e afins

Essa é uma dica de como cuidar dos livros meio controversa: tem os que defendem usar e abusar das anotações em livros e também tem a galera que acha que livro é tempo e não pode ser violado. Exceto no caso dos livros emprestados e nos livros de bibliotecas, o dono do objeto irá fazer aquilo que melhor ele achar na hora de cuidar dos livros dele. E eu vou defender o seu direito de querer rabiscar o seu livro todo e também o direito de não querer fazer nada com o livro. Por isso vou dar dicas de como cuidar dos livros que irão agradar a todos.

Para aqueles que gostam de marcar os livros ou que fazem muitas notas marginais, recomendo muito uso de lápis. Por ser uma escrita não permanente, é fácil apagar e não mancha. As canetas tem possibilidade de manchar o papel dependendo do tipo de tinta.

Se fosse curti a caneta marca-texto, há no mercado uma que apaga também. Essa é uma possibilidade menos agressiva ao papel. Também tenho visto muita gente que curte marcar as leituras fazer isso com lápis de cor colorido. Hoje há linhas especializadas para esse fim e que deixam as anotações bem charmosas.

Agora se você é do tipo que no máximo marca o livro usando os post-its, pode fazer sem medo. O meu alerta só vai para tomar cuidado com os tipos de post-its utilizados. Algumas marcas e cores podem deixar as páginas dos livros manchados. Outro cuidado que deve ter é não deixá-los por muito tempo nas páginas dos livros, porque a cola existente pode aderir ao papel e acabar rasgando na hora da retirada ou pelo menos retirando a tinta das letras.

6 – Não coma ou beba ao ler

Eu sei, eu sei, eu sei! A leitura atrai a vontade de beliscar e bebericar algo. Eu mesma sou a rainha de querer uma pipoquinha ou uma taça de vinho enquanto faço as minhas leituras, principalmente quando estou em casa. Mas o motivo de não beber ou comer enquanto lê está mais relacionado a possíveis acidentes com bebidas (molhar o livro) e deixar restos e migalhas de comida de livros (atrair insetos e pragas).

Acho que nessa dica de como cuidar dos livros vale o bom senso e o cuidado redobrado. Dá para comer aquele petisquinho enquanto lê um livro. Claro que se você estiver lendo um livro emprestado ou da biblioteca, essa dica deve ser cumprida a risca, viu! Nada de estragar o livro alheio

7 – “Nada de capa”

Pegaram a referência? Essa dica da personagem Edna Mode do filme Os Incríveis vale não só para os super-heróis, mas também para os livros. Apesar de acharmos que encapar os livros, colocá-los em sacos plásticos ajudam a mantê-los protegidos e longe da poeira, na verdade essas práticas ajudam a diminuir a vida útil dele, O livro precisa “respirar” e as capas e sacos plásticas acabam dando o efeito de abafamento, além de possibilidade de proliferação de fungos por conta de possível umidade que tenha nesses plásticos.

A fita adesiva utilizada no encapamento também é um grande problema na hora de como cuidar dos livros. Fitas adesivas em geral (o famoso durex) geralmente são feitos de materiais de natureza ácida e nocivos ao livro. Na hora que encapa, o livro fica todo arrumadinho, mas com o tempo a fita começa a soltar nas páginas e capas as colas existentes e também outros materiais que mancham e deterioram o papel. A longo prazo, os livros encapados ficam com a capa envelhecida e a fita adesiva toda derretida

Isso fica pior com o encapamento feito com material do tipo contact. A principio fica tudo bonitinho, mas com o tempo o contact envelhece, fica quebradiço, amarelado e a cola usada nele passa para o papel. A principio fica muito lindinho os livros encapadinhos, mas a longo prazo, o desgaste e a deteriorização acelerada deixam o livro todo manchado e amarelado. E pior, o estrago é irreversível.

A capa de papel pardo ou de outros tipos de papel também não é recomendada por conta do teor ácido presente nesses materiais. O melhor é deixar o livro livre e manter uma limpeza periódica neles. Cuidado e bom senso é a chave para essa dica.

8 – Deixe tudo limpinho

11 dicas de como cuidar dos livros
Deixe suas estantes sempre limpas

É claro que não podia faltar o item limpeza nas dicas de como cuidar dos livros. Limpar os livros e o local em que ficam armazenados ou guardados é de extrema importância se quisermos conservá-los por mais tempo.

O ideal é que as estantes sejam limpas periodicamente e que essa limpeza seja feita com um pano limpo e úmido. Os livros que tratam de técnicas de conservação indicam que as estantes sejam limpas com um pano molhado em uma solução de água e álcool à 50% e bem torcido. Após isso limpar com um pano seco.

Não é recomendado usar produtos químicos abrasivos ou outros produtos como lustra móveis ou com cera e silicone porque eles podem exalar vapores que acabam entrando nas páginas, podendo manchar as páginas e capa.

O livro também precisa de um cuidado especial. A limpeza deve ser feita periodicamente com um pano seco e limpo. Além disso recomendo usar um pincel no corte superior do miolo para tirar a poeira ou eventuais sujidades que possam ter ali. Fazendo isso, a chance de ter livros limpinhos é de quase sempre.

9 – Retire com cuidado

O jeito como manuseamos também é uma maneira de como cuidar dos livros. Transportar de um lado para outro ou colocar e retirar o livro da estante precisam ser feitos direito para que a gente não estrague a estrutura física do miolo ou da capa.

Recomendo sempre o uso de uma capa de tecido ou de outro material para transportar o livro em bolsas e mochilas. Assim evita a possibilidade de amassar a capa ou o miolo durante o transporte. Super indico as capas e bolsas das marcas Letturale e Studio Midori

O livro precisa ser retirado de maneira correta da estante. Lembrar que falei antes de como cuidar dos livros que era necessário deixá-los folgados na estante? É para justamente ter um espaço para que você possa puxar o livro pelo meio da lombada e não por cima. dessa forma evita danificar a encadernação

Uma outra recomendação muito importante em como cuidar dos livros se refere a abertura da lombada. Há diversos tipos de lombada de acordo com o tipo de encadernação e cada uma delas terá um cuidado especial na hora de manusear. Evite dobrar a capa para trás, pois isso forçar a encadernação podendo descolar a capa do miolo. Algum tempo atrás, a Annik deu uma dica de como “quebrar ” de forma correta a lombada de um livro.

10 – Cuidado com a luz

A luz é um item que devemos dar muita importância na hora de como cuidar dos livros. Apesar deles serem feitos de matéria prima vegetal, fotossíntese não é um requisito de cuidado com eles. A luz natural (o famoso sol) e também a artificial é muito prejudicial para eles. Mantenha os livros fora do alcance da luz solar o máximo possível

A luz natural mancha e amarela as páginas dos livros. Ele também deixa as capas descoloridas e opacas. O mesmo ocorre com a luz artificial e o ideal é que ela seja indireta, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso armazene os livros da melhor maneira, longe do sol e em ambientes em que a luz artificial direta seja usada em períodos de tempo curto.

11 – Leia-o ou deixe-o ir

A última dica de como cuidar dos livros que vou dar aqui é: leia os seus livros. Descubra suas histórias e se elas não tocarem seu coração mais profundamente ou se você acha que outras pessoas irão gostar mais de suas histórias, passe o livro para frente. Deixe o livro conhecer novos outros leitores. Essa é uma maneira de manter o cuidado e a intenção dos livros.

Apesar de seguirmos todos os as recomendações de como cuidar dos livros, existem outros fatores de desgaste do livro que vão além do nosso controle. O tipo de papel, a técnica de encadernação ou o tipo de capa utilizada no projeto editorial são alguns dos motivos que também irão ditar o tempo de vida do livro.

Hoje ainda não conseguimos determinar a durabilidade e o tempo de vida de um livro, mas podemos tomar diversas medidas de como cuidar dos livros de maneira razoável para que ele possa permanecer em nossas estantes (e também nas bibliotecas) por um longo período.

11 dicas de como cuidar dos livros

Todas as 11 dicas de como cuidar dos livros são só sugestões para conservá-los, prevenir acidentes e podermos alongar a vida útil deles. Não precisa seguir todas as dicas à risca ou ficar pirado nos cuidados. Livros são ótimos amigos, mas são objetos como qualquer outro. Não precisa cuidar dele como algo sagrado, como um templo. A não ser que você esteja com um item raro a nível de coleção, nesse caso todo cuidado é pouco, hehehe.

Lembre-se que livros envelhecem e estão sujeitos a ação do tempo. Mesmo com todo cuidado do mundo e seguir todas as dicas de como cuidar dos livros, coisas poderão acontecer além do seu controle e está tudo bem. Não precisa se desesperar ou se culpar por isso. Apenas aconteceu!

Aproveite a leitura e divirta-se com as histórias, aprendizados e conhecimentos contido nos livros.

Você achou que faltou alguma dica de como cuidar dos livros nesse post? Qual a dica que achou mais legal. Me diga nos comentários a que mais usa ou a que você não sabia.

Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário