Dicas literárias

5 dicas para ler poesia

14 de abril de 2020
5 dicas para ler poesia

Oi pessoas! Hoje decidi compartilhar com vocês 5 dicas para ler poesia que tenho usado para me enveredar nesse gênero literário.

Quem me segue por aqui ou nas redes sociais, sabe que 2018 tem sido o ano da poesia na minha vida. Os livros que mais li foram os de poema e acho que isso tem tido um saldo super positivo para mim como leitora. Sair da zona de conforto literário e me enveredar pelo mundo da poesia tem sido uma experiência muito bacana.

Só que nem tudo é o que parece e por isso tive algumas dificuldades para embarcar nesse tipo de leitura no começo, do mesmo jeito que tive na época da escola. Após a leitura dos primeiros livros e de pesquisar pela internet, entendi que precisava mudar algumas coisas para que a experiência ficasse melhor e eu conseguisse extrair o máximo das leitura.

Dessa experiência toda, elaborei 5 dicas para ler poesia (mas há outras mais) que me ajudaram e acho que também irá ajudar muitas outras pessoas a conseguir embarcar na leitura de poesia e poder aproveitar ainda mais a experiencia com esse gênero literário. Vamos as dicas:

5 dicas para ler poesia

5 dicas para ler poesia

Dica 1 – poesia é arte

Poesia é uma forma de comunicação, é arte. É a maneira que o autor encontrou para expressar seus sentimentos, suas opiniões. A maneira que encontrou para compartilhar o que acha do mundo. Assim como uma pintura, uma escultura ou uma música, a poesia carrega muito do autor e algumas vezes a gente de fato não compreende o que ele quis dizer com aquelas linhas. E está tudo bem! O que oriento é: esteja aberto para a experiência. Não adianta começar a ler poesia cheio julgamentos e preconceitos. Isso só irá prejudicar a sua experiencia e te afastar da poesia

Dica 2 – tenha calma

Não adianta ler um poema como se você um texto corrido. É preciso ter calma, ler devagar. Livros de poemas são aqueles que a gente lê uma página, um poema por vez. Não adianta consumi-lo do mesmo jeito que a gente faz com os livros de romance ou não-ficção. Precisa ser lido com calma, aos poucos. A dica que dou é leia o livro devagar, um poema por dia. Transforme-o em seu livro de cabeceira vai degustando, saboreando os poemas. Quando menos perceber, já terá terminado o livro.

Dica 3 – Comece aos poucos

Há variados tipos de poesia, dependendo muito da época na qual elas foram escritas ou o período literário em que o poema está inserido ou categorizado. Alguns são mais simples, outros mais bem elaborados e é nesse momento que a gente precisa prestar bastante atenção para não começar a nossa leitura por poesias muito elaboradas. Comece com autores conhecidos de fácil leitura e compreensão.

5 dicas para ler poesia

Dica 4 – você não está pronto ou aquela poesia não é para você

Uma das grandes dificuldades que tive ao começar a ler poesia, mesmo lá atrás na época da história, foi que eu não conseguia entender nada daquilo que os autores estavam falando. Foi só com o tempo que entendi que muitas das vezes aquele texto poético não era para mim. Ou em algumas ocasiões, eu não estava pronta para compreender aquele poema, eu não tinha conhecimento suficiente para entender a mensagem que estava sendo expressada ali. E ok!

Não precisa tomar raiva por poesia porque não está entendendo ou porque é chato pacas (Sim, tem coisa que é chata mesmo). Deixa de lado, faz outra coisa, retoma a leitura em outro momento, ou simplesmente saiba que aquele poema não é para você e está tudo bem. A gente não é obrigado a nada e tá tudo bem.

Dica 5 – leia em voz alta, declame

Uma boa sugestão que tenho é tentar ler em voz alta. Algumas poesias foram feitas para serem declamadas, para serem ouvidas e não lidas. Castro Alves era um grande declamador de poesias e fazia muitos saraus para poder divulgar os seus versos. Talvez seja esse o ingrediente que falta para você conseguir ter um contato melhor com a poesia. Talvez o mais interessante seja se trancar no quadro e tentar declamar aqueles versos que estão sendo lidos. Participar de saraus e slams também é uma ótima maneira de conseguir mais contato com o gênero.

Eu ainda estou muito longe de ser uma expert em poesia, mas aos poucos estou aprendendo a apreciar o trabalho poético de tantos artistas e devagarinho vou me aprofundando no gênero. Tenho alguns posts aqui no blog de algumas leituras que fiz de livros de poesia. São boas indicações para começar a se aventurar no gênero.

Vocês gostaram dessas 5 dicas para ler poesia? Já usava alguma delas para poder ler poemas. Me diga nos comentários qual dica vai ser a mais útil para você.

Mil beijos e até mais!

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.