Menu
Resenhas

O Grande Gatsby, de F.Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby

Já falei aqui que adoro ler meus livros enquanto faço as viagens Rio-Sampa-Rio durante o dia. Dessa forma, eu consigo dá uma adiantada nas minhas leituras ou até consigo ler um livro inteirinho durante as 6 ou 7 horas que fico dentro do busão. E foi assim que li O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald.

O Grande Gatsby é um daqueles livros que sempre tive curiosidade de ler. Com a estréia do novo remake do filme que será estrelado por Leonardo DiCaprio, a minha vontade de lê-lo aumentou e como prefiro ler a história antes de ver as adaptações acabei comprando o livro.

A história de O grande Gatsby

Escrito em 1925, O Grande Gatsby (The Great Gatsby) é narrada pelo personagem Nick Carraway. Ele conta a história que se passa durante o verão da cidade de Long Island. Carraway compra uma modesta casa ao lado da grande mansão que mora o misterioso milionário Jay Gatsby. Nick reencontra sua prima Daisy que é casada com Tom Buchanam e mora no outro lado da ilha. Em um jantar promovido na casa de Daisy e Tom, Carraway conhece Jordan, uma jovem esportista na qual se relaciona.

De sua casa, Nick observa as inúmeras festas que ocorre na propriedade ao lado. Por conta da proximidade com a mansão, ele acaba sendo convidado pelo próprio Sr. Gatsby para uma dessas festas. Os vizinhos se tornam mais  próximos e por conta disso Carraway, descobre que Jay Gatsby teve um envolvimento amoroso no passado com sua prima Daisy. E é ela o motivo de tanta ostentação e mistério. Gatsby pede ajuda à seu vizinho para promover um encontro entre os dois. E a partir desse momento a história passa a ter um rumo envolvente e imprevisível.

F. Scott Fitzgerald (conhecido também pelo conto O Curioso Caso de Benjamin Button, que teve uma adaptação para o cinema) é um dos maiores escritores americanos do século XX. No livro ele descreve a vida da alta sociedade novaiorquina, fazendo uma grande crítica social aos comportamentos fúteis da época. Esse livro foi um dos mais célebres do autor e é considerado um dos romances mais importantes, tornando-se um clássico da literatura americana e também mundial.

O Grande Gatsby

Ainda não sei como, mas a história te prende de uma forma misteriosa. Você até quer dar uma pausa, mas não consegue. E quando vai ver, já leu mais da metade do livro. Contado em 1ª pessoa (Nick Carraway narra a história), O Grande Gatsby parece um pouco difícil de ler no início. Os diálogos começam e terminam do nada, são extremamente superficiais e vagos e às vezes te deixa um pouco louco, pois parece que os personagens não tem a menor educação ou discrição.

A ideia que dá é que ninguém está prestando atenção no que o outro está falando. Mesmo com essas características, a história flui e o leitor fica meio que hipnotizado. Adorei a leitura e recomendo para os curiosos.

Agora é só esperar pela nova adaptação para o cinema que irá estrear em 2013 com Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan no elenco. A adaptação anterior foi lançada em 1974 e tinha como personagens principais Robert Redford e Mia Farrow, e contou com roteiro de Francis Ford Coppola.

Vou deixar o trailer do novo filme só para deixar um gostinho da história em vocês,

O grande Gatsby
Autor
: F. Scott Fitzgerald  | Tradução: William Lagos
Editora: L&PM Editores
Páginas: 208 | ISBN: 9788525422156
Skoob Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2XW7Eik

Avaliação: 4 de 5.
About Author

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

5 Comments

  • Camila
    14 de dezembro de 2012 at 07:04

    Estou louca pra ler esse livro e fiquei ainda mais curiosa depois desse post!

    Bjaum

    😉

    Reply
    • Karin
      14 de dezembro de 2012 at 09:13

      Que bom que eu aguçei a curiosidade. Ele é bem interessante Camila. Envolvente de uma maneira muito estranha!!!

      Reply
  • Tany
    18 de dezembro de 2012 at 03:07

    Nossa, você só fez a review de um dos meus livros preferidos! 🙂
    Que bom que você gostou e notou como o livro é apaixonante do jeito que eu notei. É um livro que não dá mesmo vontade nenhuma de largar, né?
    Vou aproveitar e ver a versão de 74 do filme porque só sabia dessa atual que estou aguardando ansiosa.

    Reply
  • Alexandre
    7 de julho de 2013 at 21:28

    Não acho que os diálogos sejam “superficiais” ou “vagos”, penso justamente o contrário. A construção do enredo é muito boa, mas as trocas de acusações, as mentiras, o tom sarcástico, as provocações presentes nas falas são os pontos mais fortes do livro. É um livro quase sem ação. Tirando os encontros escondidos, a morte da mulher do mecânico e a do próprio Gatsby, o livro não tem mais ações. Tudo se resume a diálogos que falam da relação entre Daisy e Gatsby, e das suposições criadas em torno da fortuna dele. É um livro pra se ler com atenção e tempo…

    Reply

Deixe seu comentário

Prateleira de Cima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.