Menu
Desafios Literários

Desafio Literário 2013

Desafio Literário 2013
Alguns dos livros que lerei no Desafio Literário 2013

Como todos sabem, ao longo desse ano, eu participei do Desafio Literário 2012. Eu adorei pois ajudou muito a diversificar as minhas leituras e conhecer novas obras e autores.

Ano que vem, acontecerá a 4ª edição, intitulada Desafio Literário 2013. Os organizadores já postaram as novas regras e informações que pode ser conferido aqui.

Com as regras, saíram também os temas para o Desafio Literário 2013. Achei bem eclética e mais fácil de escolher os livros do que a do ano passado, mesmo eu não tendo quase metade deles.

Segue abaixo a lista com os temas do Desafio Literário 2013 e os prováveis livros que lerei.  Ela não é final e pode ter modificações ao longo do ano da mesma forma que ocorreu no desafio de 2012. Os meses/temas que ainda não tem livros é porque ainda não escolhi ou não encontrei os que me agradavam. Estou procurando e aceitando sugestões.

Desafio Literário 2013

Janeiro – Tema Livre

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Fevereiro – Livros que nos façam rir

No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

Março – Animais protagonistas

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

Abril – Uma ou mais das quatro estações no título

Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

Maio – Livros citados em filmes

Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

Junho – Romance Psicológico

No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

Julho – Cor ou cores no título

Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.  

Agosto – Vingança

 A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.  

Setembro – Autores Portugueses Contemporâneos

O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

Outubro – Histórias de superação

Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

Novembro – Livros que foram banidos

A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

Dezembro – Natal

O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos!

BannerDL200x80

Como eu disse, tentarei participar do Desafio Literário 2013, mas não será com o mesmo compromisso que fiz no anterior. Vamos ver como irá ficar. Os livros escolhidos não vão ser todos lidos, coloquei mais de 2 para dar mais opções na hora de ler ou comprar. Com certeza, vou tentar trocar pelo Skoob os livros que me interessam e que não tenho.

E vocês, gostaram? Já conheciam o Desafio? Vão participar? Deixe sua resposta aqui nos comentários.

Crédito para o texto dos temas: Daniella Haendchen

About Author

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

8 Comments

  • Jaqueline Silva
    12 de dezembro de 2012 at 16:31

    Esse ano eu não consegui um bom resultado, mas em 2013 tentarei novamente 🙂

    Boa sorte Karin *–*

    Reply
  • Andrea
    12 de dezembro de 2012 at 18:50

    Eu tb achei mais fácil os títulos para 2013, tb vou participar e gostei da tua lista! Abraço!

    Reply
  • Michelle
    13 de dezembro de 2012 at 11:03

    Olá!
    Eu estou participando do DL2012 e vou repetir a experiência em 2013.
    Também fiz uma lista com todas as opções que eu tinha para cada mês, mas só na hora vou decidir o que ler. Veremos…
    Bom desafio para nós!

    Reply
    • Karin
      13 de dezembro de 2012 at 11:16

      Oi Michelle
      Eu faço a lista Michelle mais para me dar um norte. Quando chega o mês é que eu resolvo!!!

      Reply
  • Tany
    18 de dezembro de 2012 at 02:46

    Adorei sua lista. Fiquei muito interessada em participar, mas meu ritmo de leitura ainda é bem fraquinho. Como você consegue focar tanto pra terminar o livro em mês? 🙂

    Reply
    • Karin
      18 de dezembro de 2012 at 07:19

      Vários malabarismos, rsrsrsr. No desafio desse ano queria ter lido pelo menos 2 livros por mês/tema e não consegui.

      Reply
  • Raquel
    7 de janeiro de 2013 at 17:21

    Vou tentar! Vai ser uma maneira de fugir das leituras “obrigatórias” de MKT pra cair dentro do aleatório! Nem sempre tenho tempo pra ler e isso me deixa tão triste… Mas vou tentar fz diferente em 2013! 🙂

    Reply
  • Desafio Literário 2013: count me in - maionese
    7 de janeiro de 2013 at 19:57

    […] Tati Lopatiuk e Karin Bezerra pela inspiração. Depois de ler os posts de vocês, animei de […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.