Menu
Resenhas

O circo da noite, de Erin Morgenstern

O circo da noite
Livro O circo da noite, de Erin Morgenstern

Eu sempre tive muita curiosidade para ler O circo da noite, de Erin Morgenstern. Este livro estava há muito tempo me esperando aqui na estante para começar a ler e eu sempre adiava. Mas finalmente esse momento chegou e vou contar como foi essa leitura.

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Sinopse: Intrínseca

Eu demorei para engrenar a leitura de O Circo da Noite um pouco mais do que esperava. Acho que isso aconteceu porque demorei mesmo a me conectar com a história, mas depois que rolou, não consegui parar de ler.

No início de O circo da noite, a gente fica meio perdido. Não sabemos muito bem o que está acontecendo, quem são os personagens, quantos personagens são, quem é o principal, quem é o coadjuvante, quem é vilão. Mas conforme os capítulos vão passando esse momento de estranheza e adequação passa, e então começamos a entender do que se trata exatamente.

Há uma aura vitoriana na história, principalmente pela época em que ela passa. O mistério é a linha que irá costurar toda essa trama e a vida desses personagens. Tem momento que o clima de O circo da noite beira a uma certa melancolia em suas linhas.

O circo da noite, de Erin Morgenstern
Livro O circo da noite, de Erin Morgenstern, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca com tradução de Claudio Carina

Cada personagem tem suas características próprias e cada uma delas tem uma função essencial na construção da trama. A gente até pode achar que tem muita gente, mas acredite, cada um importante para entendermos a história de Celia e Marco Eu adorei os gêmeos, gostava muito de ler as partes que eles apareciam. Eu os achava a cara do circo e não estava enganada em relação a isso.

Conforme a trama vai tomando o seu rumo, vamos crescendo com o circo, crescendo com esses personagens e descobrindo a verdadeira história por trás de tudo e acho que isso é um dos grandes baratos desse livro.

O que eu achei de O Circo da Noite

Uma coisa que me chamou a atenção e que fiquei imaginando como seria se um dia essa história fosse adaptada eram as instalações que os dois construtores, Celia e Marco, criavam para as instalações. Conforme eu lia as descrições achava tudo tão encantador, tão mágico. E sei que essa era exatamente a ideia da Morgenstern: nos deixar envolto nessa atmosfera mágica circense da ilusão. Eu me encantava com as descrições das atrações e queria ver de verdade aquelas atrações.

Confesso que a história foi algo totalmente fora da minha expectativa. Para começar, nunca imaginei que se tratava de uma fantasia, nem tão pouco uma história de amor. Mas conforme a gente vai lendo, a gente vai se envolvendo e querendo saber como tudo isso vai terminar.

Fui fisgada pela trama, mas achei um pouco enrolada em determinado ponto. teve momentos que achava que nada estava acontecendo. Ao finalizar a leitura, tive a sensação de algumas pontas estarem soltas. Sei lá, fiquei me sentindo um pouco vazia, sabe, ao terminar de ler, mesmo sabendo que o livro terminou da maneira que tinha que terminar mesmo.

o circo da noite
Livro O circo da noite, de Erin Morgenstern, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca com tradução de Claudio Carina

Se você gosta da mistura de fantasia com história de amor, mais o toque do mundo mágico do circo, acho que O Circo da Noite é uma ótima sugestão de leitura para você.

O circo da noite (The night circus)
Autor: Erin Morgenstern
Tradução: Claudio Karina | Editora: Intrínseca
Páginas: 364 | ISBN: 9788580571608
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/3yy21sV


Mil beijos e até mais.

About Author

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.