Resenhas

Mulheres e Ficção, de Virginia Woolf

8 de janeiro de 2020
Mulheres e Ficção
Livro Mulheres e ficção da Virginia Woolf, publicado pela Penguin Companhia

Hoje considerada uma das maiores escritoras do século XX, Virginia Woolf foi uma grande romancista e ensaísta, bem como figura de destaque na história da literatura como feminista e modernista. Ela se preocupava em particular com a experiência das mulheres, não apenas nos romances, mas também nos ensaios. Prova disso é esta pequena coletânea que trata do papel das mulheres na ficção.
Com ensaios que versam sobre a autora Jane Austen, as personagens Jane Eyre e Catherine Earnshaw (de O morro dos ventos uivantes) e vários outros temas, Woolf explora o lugar que as mulheres ocuparam e ainda podem ocupar na literatura.
Outros ensaios aqui reunidos falam também da ficção moderna, do ponto de vista do leitor comum, das diferentes formas de se ler um livro, e de diversos temas caros a todos os interessados por literatura.

Fonte da Sinopse: Companhia das Letras

Mulheres e ficção é um livro que reúne novos ensaios sobre algumas temáticas que envolvem literatura, mulheres e escrita. Nele Virginia Woolf reune textos, resenhas, ensaios e críticas literárias sobre a relação das mulheres com a escrita de ficção

Solicitei o livro pela parceria com a Companhia das Letras, principalmente pelo meu interesse na obra e trabalho da Virginia Woolf. Já li Orlando, obra ficcional com aspectos biográficos e também Profissão para mulheres e outros artigos feministas, que relaciona mulheres, trabalho e o seu papel social na Inglaterra do início do século XX. Um quarto todo seu é um dos livros mais famosos da autora, no qual ainda estou me preparando para a leitura dele.

Mulheres e ficção é um livro curtinho, composto por nove ensaios:

  • Mulheres e ficção
  • Ficção moderna
  • O leitor comum
  • Jane Austen
  • Jane Eyre e o Morro dos Ventos Uivantes
  • Como se deve ler um livro?
  • Geraldine e Jane
  • “Eu sou Christina Rossetti”
  • Pensamentos de paz durante um ataque aéreo.

Os textos que mais gostei foi o Mulheres e ficção, onde Woolf reflete sobre as mulheres escritoras, porque não conhecemos as mulheres escritoras anteriores ao séc. XIX, se há autoras desde antes de Cristo, entre outros questionamentos referentes a literatura, escrita e mulheres. Como se deve ler um livro também foi um texto que curti bastante, apesar de achar a leitura um pouco cansativa. Mas um dos textos que foi mais impactante para mim foi o Pensamentos de paz durante um ataque aéreo. Me senti emocianada pelo relato e fiquei imaginando a vida das pessoas em um momento tão complicado como a guerra, precisando se refugiar em suas próprias casas por conta de um ataque iminente.

O título desse artigo pode ser lido de dois modos: em alusão às mulheres e à ficção que elas escrevem, ou às mulheres e à ficção que é escrita sobre elas.

Woolf, Virginia. Mulheres e Ficção, p.9

Tive um pouco de dificuldade em ler os textos da Virginia Woolf. A autora tem uma maneira meio rebuscada para escrever. Em alguns momentos me perdia em sua linha de raciocínio. Eu me questionei se era assim mesmo que ela escrevia ou se era a proposta do artigo que lia. Então me recordei que já havia lido ficção e tinha relativa dificuldade no texto. Woolf não escreve difícil ou com prepotência de alguém que é muito conhecedor do assunto. A natureza da sua escrita é desse jeito. Talvez seja preciso de um pouco mais de atenção, calma e dedicação na hora que lemos Virginia Woolf, coisa que eu não fiz.

Mulheres e ficção é um belo livro para conhecer o pensamento de Virginia Woolf, principalmente no que se refere a literatura, escrita e feminismo. Temáticas tão debatidas pela autora ao longo de sua vida. O livro é uma bela fonte de pesquisa e e conhecimento.

Mulheres e ficção
Autor
: Virginia Woolf | Tradução: Leonardo Fróes
EditoraCompanhia das Letras
Páginas: 104 | ISBN: 9788582850923
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2txPs3q

Mil beijos e até mais!

Você poderá gostar de

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.