Menu
Listas Literárias

10 livros inspirados no universo Jane Austen

Livros do Universo Jane Austen
Universo Jane Austen

Jane Austen é uma autora inglesa mundialmente famosa pelos seus livros Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. A autora é tão adorada que acaba servindo de inspiração para a criação de diversas outras obras. Por isso, trago para vocês uma lista com 10 livros com histórias inspiradas no universo Jane Austen.

10 livros do universo Jane Austen

Austenlândia

Austenlândia vai contar a história de Jane Hayes moradora de NY de 33 anos. Uma mulher independente e bem sucedida, mas obcecada pelo Mr. Darcy. Ela desiste dos relacionamentos reais porque nenhum deles chega aos pé do protagonista de Orgulho e Preconceito. Sua tia-avó deixa em testamento férias pagas em Austenlândia, um lugar para vivenciar todo o universo da época dos livros de Jane Austen, mas para isso terá que cortar todos os acessos a eletrônicos e confortos para poder vivenciar tardes de chá e leituras.
Para ler: Austenlândia

O diário secreto de Lizzie Bennet

O Diário secreto de Lizzie Bennet é uma releitura moderna do famoso livro Orgulho e Preconceito. Vamos conhecer a estudante de pós graduação Lizzie Bennet que ainda mora com os pais, suas irmãs e está enrolada com as dívidas estudantis. Para um projeto da faculdade, Lizzie começa a gravar vídeos contando reflexões sobre sua vida e posta no Youtube. Os videos se tornam um sucesso e as irmãs Bennet passam a ser celebridades da internet da noite para o dia. Ao mesmo tempo, a chegada de Bing Lee e William Darcy traz mais coisas para a família Bennet se preocupar. O livro até virou série de TV em 2012.
Para ler: O diário secreto de Lizzie Bennet

A fraternidade Jane Austen

No vilarejo de Chawton, arrasado pela Segunda Guerra Mundial, um grupo de pessoas se juntam para preservar o lar e o legado de Jane Austen. Os horrores da guerra não estão presente somente fisicamente na cidade mas também em seus habitantes, que encontram na Fraternidade Jane Austen forças para conseguirem superar as dores, mágoas e perdas que vivem. O amor à literatura e à Jane Austen é o caminho para a sobrevivência.
Para ler: A fraternidade Jane Austen

O clube de leitura de Jane Austen

O clube de leitura de Jane Austen foi o primeiro livro do universo Jane Austen que eu li. Em Central Valley, 5 mulheres e um homem se reunem todo mês para debater os livros de Jane Austen. Ao longo de seis meses eles ficam juntos para discutir as leituras, mas conseguem traçar paralelos para aquilo que leram e que vivem encontrando soluções para os diversos conflitos que estão vivenciando. O livro é leve e tem uma pegada divertida e já até virou filme (o qual eu já vi várias vezes). A adaptação é um pouco diferente da obra original, mas mantém a mesma proposta: Jane Austen continua muito atual nos dias de hoje.
Para ler: O clube de leitura de Jane Austen

O projeto Jane Austen

Dois amantes de Jane Austen tem possibilidade de viajar no tempo para conseguir recuperar um dos manuscritos mais desejados pelos estudiosos da autora: o romance inacabado, Os Watsons. A missão não é simples e pode se tornar mais complicada a medida que os viajantes no tempo se envolvem com as pessoas e o mundo que estão vivendo com a tarefa mais importante que possuem: em hipótese alguma eles podem alterar o curso da história. É um livro de aventuras, amor e amizade.
Para ler: O projeto Jane Austen

As memórias perdidas de Jane Austen

Muito coisa do que se sabe de Jane Austen hoje em dia é graças as poucas cartas escritas pela autora que sobreviveram ao tempo. Muita coisa foi queimada ou se perdeu ao longo do anos e pouco se sabe sobre a vida de uma das maiores autoras mundiais. Mas a premissa desse romance é justamente o fato de que novas memórias escritas pela autora foram descobertas e revelam segredos de sua vida. O livro é ficcional é traz diversos elementos da obra de Austen para contar a história de amor que autora pudesse ter vivido em vida.
Para ler: As memórias perdidas de Jane Austen

Eu fui a melhor amiga da Jane Austen

Este é um livro carimbado do universo Jane Austen e vai contar a história de Jenny Cooper, a prima tímida e bonita da Jane Austen que possuem diversos segredos e um deles é que gostaria que a vida real fosse mais parecida com a ficção. Escrito com elementos presentes também presentes nas histórias de Austen, é uma história leve e divertida.
Para ler: Eu fui a melhor amiga da Jane Austen

Jane Austen roubou meu namorado

Esse livro é a continuação de Eu fui a melhor amiga da Jane Austen e nele Jenny finalmente está com seu herói e teve a ajuda da sua prima Jane para isso. Porém é a vez de Jane se apaixonar e com isso acaba sendo motivo de fofoca pela cidade e sua reputação vai por água abaixo pelos motivos errados.
Para ler: Jane Austen roubou meu namorado

O clube de escrita da Jane Austen

O clube de escrita de Jane Austen pode ser considerado um guia informativo de escrita que irá orientar como escrever como Jane Austen. Rebeca Smith é sobrinha-neta de quinto grau da autora e nesse livro traz diversas dicas de como criar histórias analisando aspectos como enredo, personagens, diálogos, cenários entre outros elementos narrativos. É uma boa sugestão com dicas e exercícios para aspirantes a escritores ou para os mais experientes mas que estão atras de novas técnicas de escrita criativa.
Para ler: O clube de escrita da Jane Austen

Aprendi com Jane Austen

Esse é um outro livro de não-ficção do universo Jane Austen com uma proposta um pouco diferente. O autor Willian Deresiewicz é um estudante de letras que achava que não tinha nada para aprender com as leituras dos livros da Jane Austen. Até que o livro Emma se tornou leitura obrigatória para uma disciplina da faculdade e um novo mundo se abre para ele. William irá contar como as obras da autora se tornaram relevantes em sua vida como acadêmico e para fazer um paralelo com o mundo atual.
Para ler: Aprendi com Jane Austen

Livros do Universo Jane Austen
Universo Jane Austen

Curtiram conhecer alguns livros que retratam de alguma maneira o universo Jane Austen? Se tiver faltando algum livro para completar essa lista, deixe um comentário aí embaixo para a gente conversar.

Mil beijos e até mais

Sobre o autor

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário