Menu
Listas Literárias

13 livros de contos de Natal

Livros de contos de natal
Livros de contos de natal

Uma coisa bacana sobre o final do ano é o número enorme de histórias natalinas dos mais diversos tipos que surgem para nos entreter. Por isso fiz uma seleção de 13 livros de contos de Natal para vocês aproveitarem a leitura nessa época do ano.

13 livros de contos de Natal

1 – A aventura do pudim de Natal, de Agatha Christie

Vamos começar com um livro de Natal no clima policial. A autora Agatha Christie descreve esse livro como “A escolha do Chef, onde ela é a Chef”. A ideia é que o livro seja comparado com uma ceia de Natal e descreve cada conto como parte dessa refeição festiva. É uma ótima dica para os amantes de histórias policiais curtas, mistérios e Natal.
Para ler: A aventura do pudim de Natal

2 – Uma canção de Natal, de Charles Dickens

Claro e e vidente que teríamos nessa lista um livro clássico natalino. Uma canção de Natal (também encontrado como Um conto de Natal) é a história número um de todas as listas literárias que você irá encontrar por aí. Praticamente esse livro instituiu o clima natalino que comemoramos nos dias atuais.
Para ler: Uma canção de Natal

3 – Dia de Folga, de John Boyne

Um conto de Natal, bem curtinho, meio triste, que mostrará o dia de folga de um soldado da 1 Guerra Mundial e seus comemorando passando a véspera de Natal. O soldado relata os natais da sua infância e relembra sua casa. Boyne é delicado e sabe trazer sensibilidade ao retratar os flagelos de uma guerra. O conto é bem curtinho e pode ser lido de graça por ebook.
Para ler: Dia de Folga

4 – O presente do meu grande amor, de Stephanie Perkins

Outro livro que se tornou recentemente um clássico para as leituras de final de ano. O presente do meu grande amor reuni 12 contos de natal escrito por diversos autores e foi organizado pela Stephanie Perkins. O legal desse livro é que tem conto para todos os tipos de gostos literários. Diversão natalina garantida.
Para ler: O presente do meu grande amor

5 – Deixe a neve cair, de John Green e Maureen Johnson e Lauren Myracle

Deixe a neve cair é um dos livros de contos de Natal que a turma jovem mais curte. São 3 contos que envolvem o universo adolescente e um dos contos foi escrito por John Green. O livro já foi adaptado para o cinema e pode ser assistido no Netflix.
Para ler: Deixe a neve cair

6 – O Natal dos fantasmas, de vários autores

Como o próprio título já dá a pista, O natal dos Fantasmas vai trazer contos de natal com clima de suspense, terror e fantasia. O livro reúne 12 histórias de natal escritos por diversos autores do período vitoriano incluindo contos inéditos no Brasil.
Para ler: O Natal dos Fantasmas

7 – Conto de Natal de Auggie Wren, de Paul Auster

Paul Auster nos presenteia com um pequeno conto natalino que traz um escritor incumbido de escrever uma história que será publicada no New York Times na manhã de Natal. O escritor não tem a mínima noção do que escrever e acabar contado a história do seu amigo Auggie Wren. O conto é bem curtinho e é ilustrado pela argentina Isol.
Para ler: Conto de Natal de Auggie Wren

13 livros de contos de Natal
Livros de contos de natal

8 – Papai Noel: um velhinho de muitos nomes, de vários autores

Para a turminha mais jovem, o livro Papai Noel: um velhinho de muitos nomes é uma boa indicação. O livro conta com diversas histórinhas de Natal escrito por escritores infantis como Tatiana Belinky e também pelo consagrado J.R.R. Tolkien. São contos de Natal bem curtinhos para a meninada conhecer o Papai Noel.
Para ler: Papai Noel, um velhinho de muitos nomes

9 – Natal, férias e outras histórias, de Ana Cardoso

Ana Cardoso criou um livro super divertido para as crianças se divertirem muito nessa época do ano. Como o Natal também representa a época do ano que as crianças estão de férias, o livro tem como proposta ser interativo e trazer jogos e brincadeiras para toda a família se divertir junto. O livro também traz curiosidades e contos natalinos de diversos lugares do mundo.
Para ler: Natal, férias e outras histórias

10 – Histórias de Meu Romeu, de Leisa Rayven

Se você é da turma que gosta de um romance hot, Histórias de Meu Romeu é para você. Neste livro temos 3 contos que se passam no universo do livro Meu Romeu, cada um contando a história de um casal diferente desse universo. Em cada conto você encontra muito romance, amor e, claro, clima de final de ano.
Para ler: Histórias de Meu Romeu

11 – Presépio e outros contos de Natal, organização de Luiz Ruffato

Luiz Ruffato reuniu nessa coletânea diversos contos de Natal escrito por autores brasileiros. São 17 contos de autores consagrados da literatura nacional como Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles e Myriam Campello. Esse é aquele livro para que está atrás de histórias de Natal com uma pegada mais brasileira.
Para ler: Presépio e outros contos de Natal

12 – Os mortos, de James Joyce

Os mortos é um conto de James Joyce que pode ser encontrado no famoso livro Dublinenses do mesmo autor. O conto conta sobre o Natal e as relações familiares, de amizade, de vida e também de morte. É a típica história que se revelarmos muito da sinopse acabamos revelando a essência da história.
Para ler: Os mortos

13 – Terror depois da Ceia, de Jerome K. Jerome

Terror depois da ceia é uma publicação super recente da Editora Wish e conta com um conto de natal vitoriano cheio de suspense mistério e fantasmas. Conto apesar de ter uma pegada de terror também traz elementos cômicos para compor a história e é uma ótima indicação para quem está atrás de uma leitura de natal sem muito o lado natalino de ser.
Para ler: Terror depois da Ceia

Vocês também podem conferir uma listona maravilhosa com indicações de histórias de natal aqui no blog com mias de 40 livros para embarcar no clima natalino.

Curtiram as indicações de livros de contos de Natal? Falta algum? Me contem nos comentários e espero que possam aproveitar muito as leituras natalinas nesse fim de ano.

Sobre o autor

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário