Menu
Desafios Literários

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Dante Alighieri
Livros de Dante Alighieri

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Yaaaay, Feliz Ano Novo !!! Quais as suas metas literárias? Vocês são team Goodreads ou team Skoob? Apesar de ter lido muito menos do que eu gostaria ano passado, estou animada para metas de leitura e mini projetos então obviamente gostaria de compartilhar aqui algumas ideias.

No ultimo mês de dezembro (para você do futuro estou falando do ano de 2021) eu, Karina, recebi da parceria da Companhia das letras dois livros que vão ser perfeitos para um mini projeto de leitura que foi inspirado num post da Karin aqui no prateleira em Agosto.

Além do amor pelos livros também damos match no amor por Gilmore Girls, aqui nesse post Desafio Literário Jess Mariano Reading List, a Karin explica como funciona e onde ela encontrou a lista de leitura do personagem Jess Mariano!

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Quando li a lista lembrei porque por muito tempo Jess foi meu crush da adolescência e como a lista dele é infinitamente menor que a da Rory decidi começar por ela! Seria muita ambição minha fazer a lista toda durante o ano, porque tenho algumas outras coisas para ler mas decidi começar pelo numero 13 yaaay para a mensagem subliminar. A 13ª. posição na lista pertence a: Inferno, de Dante!

Inferno corresponde apenas a primeira parte da Divina Comédia escrita por Dante Alighieri entre aproximadamente entre 1304 e 1307-1308. Dante era Italiano e a importância de sua produção é imensurável. O autor é considerado o pai da língua Italiana, Ele escreveu a “Comédia” – um poema de estrutura épica, com propósitos filosóficos – no seu dialeto local, o florentino, que é uma variedade do toscano. Foi através da produção literária do poeta que a língua Italiana moderna ganhou vida e evoluiu do latim vulgar para o que conhecemos hoje em dia.

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Como estudante de letras Português/Italiano decidi acrescentar a leitura do volume “Inferno” e outras duas biografias sobre Dante Alighieri que complementam a obra e a importância histórica desse clássico. No principio, a obra era chamada apenas Comédia, foi Giovani Boccaccio que renomeou para a tão conhecida A Divina Comédia; logo nada mais justo do que incluir a biografia de Dante na autoria de Boccaccio, que pretendo ler na versão disponibilizada via NetGalley pela Companhia das letras, a apresentação dessa edição defende que está é:

Mais do que uma biografia, esta defesa da poesia é peça fundamental para a compreensão do mito de Dante, além de servir ao rico estudo historiográfico do período. 

700 anos de Dante Alighieri

Em 2021 foi comemorado 700 anos da morte de Dante Alighieri, a importância do poeta é tão grande que o governo Italiano instituiu o dia 25 de março como DANTEDI, em tradução livre como dia de Dante. Nada mais justo do que celebrarmos com edições novas e completíssimas então aproveitei também a biografia assinada por Alessandro Barbero para usar de material de apoio.

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Sem mais delongas, a edição escolhida para ler por completo a viagem de Dante e Virgílio ao Inferno é a edição bilíngue, ilustrada e traduzida direto do Italiano por três professores especialistas em Italiano e também na obra de Dante Alighieri. A introdução e a tradução é assinada pelos professores: Emanuel França de Brito, Mauricio Santana Dias e Pedro Falleiros Heise e a apresentação do livro nos afirma que essa nova edição:

[…] traz ao leitor brasileiro um texto com o mesmo rigor formal de Dante, reescrevendo as idiossincrasias e os jogos alusivos que o poeta estabelece com sua tradição e sem deixar de considerar o repertório poético-musical de nosso tempo. Esta edição conta também com gravuras impactantes de Evandro Carlos Jardim, um dos maiores artista brasileiros.

O inferno é uma viagem às profundezas, para onde foram condenados os que não agiram de acordo com a ética cristã. Nesse primeiro volume  O poeta romano Virgílio será o responsável por guiar Dante nesse trajeto. E o plot conta a história de uma alma cristã que parte da consciência do pecado (Inferno). Essa obra já foi incontáveis vezes reproduzidas em musicas, filmes e releituras, além de ser referenciadas em outras obras tão importantes para a literatura Italiana e mundial que muito provavelmente você já conhece alguns trechos.

Vamos ler Dante Alighieri em 2022?

Dito tudo isso, fica aqui o convite para entender como essa obra é estruturada, vamos nos aventurar aos 9 círculos do inferno e pensar como isso se aplica a nossa realidade e quem sabe dar check nesse item da lista do Jess já no primeiro semestre.


Ósculos e Amplexos, Karina.

Sobre o autor

Biomédica por formação, bookaholic por paixão!

Sem comentários

    Deixe uma resposta