Menu
Resenhas

As 29 poetas hoje, de Heloísa Buarque de Hollanda

As 29 poetas hoje
Livro As 29 poetas hoje, de organização de Heloísa Buarque de Hollanda

Se fosse é fã de poesia e está querendo conhecer novas poetas brasileiras, você precisa ler As 29 poetas hoje, de organização da Heloisa Buarque de Hollanda, e ter o contato com o que há de mais recente e maravilhoso no mundo da poesia brasileira contemporânea brasileira.

Quarenta e cinco anos depois do lançamento de 26 poetas hoje – antologia que marcou época e se tornou um documento incontornável dos anos 1970 –, Heloisa Buarque de Hollanda se perguntou: quem está fazendo a poesia agora?

Ao se dar conta da surpreendente presença das mulheres, cada uma com sua dicção e seu estilo, Heloisa reuniu vozes de uma geração pulsante e combativa, que impressiona pela força, pela coragem e pelo talento. As 29 poetas hoje é uma antologia que fala sobre identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil de agora.

Fonte: Companhia das Letras

O livro chegou aqui no Prateleira de Cima via parceria com a editora. Quem me segue por aqui sabe que tenho uma certa curiosidade pela poesia brasileira, principalmente a escrita por mulheres. E quando soube dessa antologia feita pela organização de Heloisa Buarque de Hollanda pensei: Preciso ler esse livro.

As 29 poetas hoje, de Heloísa Buarque de Hollanda

As 29 poetas hoje tem esse título inspirado em uma outra antologia organizada pela própria Buarque de Hollanda: 26 poetas hoje. O livro foi relançado recentemente em uma edição comemorativa pelos 45 anos.

Mas vamos voltar ao livro em questão que é uma ode a produção de poesia nacional apresentando os 29 principais nomes da atualidade, são elas: Adelaide Ivánova; Maria Isabel Iorio; Ana Carolina Assis; Elizandra Souza; Renata Machado Tupinambá; Bruna Mitrano; Rita Isadora Pessoa; Ana Fainguelernt; Luz Ribeiro; Danielle Magalhães; Catarina Lins; Érica Zíngano; Jarid Arraes; Luna Vitrolira; Mel Duarte; Liv Lagerblad; Marília Floôr Kosby; Luiza Romão; Raissa Éris Grimm Cabral; Cecília Floresta; Natasha Felix; Nina Rizzi; Stephanie Borges; Regina Azevedo; Valeska Torres; Bell Puã; Yasmin Nigri; Dinha; Marcia Mura

O que encontrar em As 29 poetas hoje

O livro já começa com uma bela introdução da organizadora. Buarque de Hollanda irá traçar um paralelo entre este livro e o de 1976. Irá mostrar as diferenças e similaridades em ambos os períodos e o fazer poesia naquela época e hoje. Na introdução também será falado sobre o que a Heloísa Buarque de Hollanda chama de “efeito Ana Cristina César” e como isso influenciou e influencia a nova geração de poetisas brasileiras.

O livro irá trazer poesias de diversas temáticas. O feminismo é tema muito presente na escrita dessas mulheres. Mas elas também falam de amor, de política, de ancestralidade e de orgulho às suas raízes. Os assuntos são muito atuais, mas há poesia que, com total certeza, são atemporais.

As 29 poetas hoje, de Heloísa Buarque de Hollanda

Podemos dizer que o livro As 29 poetas hoje é interativo. Algumas autoras possuem seu trabalho na poesia falada, participam de saraus e slams. Sua característica artística é a oralidade. Pensando nisso muitas delas gravaram vídeos declamando seus poemas, dando mais ênfase e emoção para aquelas poesias e o leitor pode acessar esse material através de QRCodes presentes em diversas partes do livro.

Claro que alguns poemas me chamaram mais atenção que outros. me emocionaram pela forma no qual foi escrita, pelo emoção das palavras, pelo poder que essas mulheres tem e demonstram através de seus versos. Mas também teve poemas nos quais eu não me identifiquei e isso é super normal em se tratar de uma antologia com tantos nomes e linhas artísticas diferentes,

Algumas autoras eu já conhecia e até tenho livros aqui na estante, como a Mel Duarte, Jarid Arraes e Stephanie Borges. Mas foi uma oportunidade muito bacana em conhecer tantos nomes que até então desconhecia. Eu leio muito, estou em constante contato com coisas referentes a livros e senti muito estranha em ter só agora conhecido autoras indígenas. É uma falha minha, eu sei. Mas também é uma falha da ausência desses nomes no circulo editorial. Precisamos muito conhecer o trabalho dessas pessoas também.

As 29 poetas hoje, de Heloísa Buarque de Hollanda

As 29 poetas hoje é um livro forte, poderoso, recheado de artistas talentosas e que são a cara da poesia brasileira contemporânea. Super recomendo a leitura da obra para todos que curtem poesia e também para terem a oportunidade de conhecerem novas autoras, revisitar as conhecidas e exaltar cada vez mais as poetisas brasileiras, não só as de hoje, mas as de todos os tempos.

As 29 poetas hoje
Autor: Heloísa Buarque de Hollanda
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264 | ISBN: 9788535934373
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/3uS6Rhx


Mil beijos e até mais.

About Author

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.