Menu
Resenhas

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques

Risque esta palavra
Livro Risque esta palavra, de Ana Martins Marques, publicado pela Editora Companhia das Letras

Poesia ainda é um gênero que eu não domino muito bem na leitura. Mas depois que fiquei sabendo do lançamento de Risque esta palavra, de Ana Martins Marques, claro que não poderia deixar de conhecer o novo livro de uma das poetas brasileira mais conhecidas da atualidade.

A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor – na tentativa de compreender o mundo –, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um “buraco/ cheio de silêncio”. E então a poeta conclui: “um poema não é mais/ do que uma pedra que grita”.


Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que “quase só de palavras/ se faz o amor”.

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques
Livro Risque esta palavra, de Ana Martins Marques, publicado pela Editora Companhia das Letras

A poesia tem entrado devagarzinho na minha vida de leitora e apesar de está indo devagar nesse tipo de leitura confesso que tenho até bastante livro desse gênero aqui na estante. Ainda não sou nenhuma expert, mas acredito que aos poucos vou tomando gosto e entendo mais sobre esse processo de escrita e gênero.

Ana Martins Marques tem sido figurinha muito presente na hora que procuro indicações de poetas brasileiras para conhecer. Gabi Barbosa e Mariana Dal Chico são algumas das pessoas que sempre indicam livros da autora.

Risque esta palavra chegou por aqui através da parceria com a Companhia das Letras. Ele veio em um kit junto com outro livro da autora que provavelmente lerei em breve: A vida Submarina. Além desses dois títulos, quero muito ler O livro das semelhanças que dizem ser o melhor da autora.

Risque esta palavra

O que encontrar em Risque esta palavra

Bom, é um livro de poemas, então poesia é exatamente aquilo que você irá encontrar nessas páginas. Ao brincar com as palavras e rimas e construções poéticas, Ana falará de temas que a cercam como relações afetivas, separação, morte, detalhes do cotidiano, sobre cigarro. As poesias sobre o mar e a praia são as que mais me identifiquei ~por que será?~

Sinto um antagonismo de sentimentos ao ler poemas: o livro traz uma aspereza e ao mesmo tempo uma delicadeza em seus versos. É como ela quisesse dizer isso aqui é muito ruim de sentir, mas vou tentar mostrar de forma singela para que não seja tão doloroso assim. Essa dualidade é presente em diversas partes do livro

O livro foi dividido em 4 partes e em cada uma tem uma temática que norteia a escrita e os poemas que autora escreveu. É uma leitura leve e rápida, mas que não recomendo ler de uma vez. Indico que você leia o livro de maneira mais calma, devagar, um processo de degustação. Poesia precisa ser lida aos poucos, de forma quase contemplativa. Ler livros de poesia como livros de prosa atrapalha o processo de entendimento da obra

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques

Risque esta palavra é um livro que recomendo para todos aqueles que estão conhecendo o gênero da poesia e está atras de novas obras e também para quem quer descobrir novas poetisas brasileiras

Risque esta palavra
Autor: Ana Martins Marques
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 118 | ISBN: 9786559210626
Skoob | Goodreads

Para lerhttps://amzn.to/3F6Ttvb

Mil beijos e até mais

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe uma resposta