Resenhas

Reinações de Monteiro Lobato, de Marisa Lajolo e Lilia Moritz Schwarcz

18 de abril de 2019
Reinações de Monteiro Lobato

Quem acompanha o blog há um tempo sabe que fui uma criança que não cresci lendo os clássicos infantis brasileiros. Isso se deu por uma série de questões que não vou entrar em detalhes agora. Cresci sem ler os livros mais famosos de autores já consagrados da literatura infantil como Meu pé de Laranja Lima, A bolsa amarela, a série Vaga-lume e as histórias do Monteiro Lobato.

Mas tenho mudado um pouco essa situação me permitindo ler e conhecer essas obras. Li o meu primeiro livro do Monteiro Lobato no ano retrasado, o Memórias da Emília. Recentemente li A bolsa Amarela, da Lygia Bojunga e em breve farei leituras de outros livros que fizeram parte da infância e adolescência de muita gente.

Reinações de Monteiro Lobato

Mas hoje, quero conversar sobre a leitura de um livro específico. Um livro que solicitei através da parceria com a editora Companhia das Letras: o Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia, escrito e organizado pela Marisa Lajolo e pela Lilia Moritz Schwarcz. E já vou adiantando e dizendo que simplesmente adorei o livro!

Para quem ainda não sabe a obra de Monteiro Lobato entrou em domínio público a partir de 1 de janeiro de 2019. Ou seja, a grosso modo, os textos e obras do autor podem ser disponibilizadas sem o direito a propriedade. Vale lembrar que o direito moral da obra, esse sim, é perpétuo. Há muitas informações sobre isso e acho muito importante a pesquisa para entender melhor essa questão do direito autoral.

Reinações de Monteiro Lobato

Outro detalhe muito legal, é que hoje 18 de abril, o dia que estou publicando esse artigo, se comemora a data de nascimento de Monteiro Lobato. E também o Dia Nacional do Livro Infantil. Nada melhor que comemorar a data falando justamente do autor, não é mesmo!

Mas vamos voltar ao Reinações de Monteiro Lobato. A ideia do livro é justamente apresentar aos jovens leitores quem foi Monteiro Lobato. Para muita gente, Lobato é uma figura muito presente. Mas para os pequenos de hoje, o autor não é tão conhecido assim como achamos. Um leitor de 8 anos de idade talvez nunca tenha ouvido falar do escritor que criou todo o universo do Sítio do Pica Pau Amarelo que muita gente maiorzinha já conhece.

O livro é uma autobiografia, ou seja, é o próprio Monteiro Lobato contando para os leitores sobre sua vida e suas obras. Mas calma lá!!! Monteiro Lobato não voltou do mundo dos mortos ou o livro foi escrito através de psicografia. É um pouco diferente!

A Marisa Lajolo, grande especialista da obra do Monteiro Lobato, se juntou com a Lilia Moritz Schwarcz, antropóloga e historiadora, para fazer um livro que contasse sobre quem foi Monteiro Lobato e o que ele fez para se tornar um dos maiores escritores brasileiros. A ideia é que parecesse que o livro estava sendo contado pelo próprio autor. Acho que o que elas queriam é que esse livro ficasse bem próximo da maneira com que o próprio Monteiro fez quando escreveu Memórias de Emília. E o texto ficou bem bacana!

Reinações de Monteiro Lobato

O trabalho editorial está primoroso. É um livro de capa dura com 88 páginas ricamente ilustrado e recheado de informações extras e muitas notas explicando coisas e fatos que muitas crianças não fazem ideia do que são. Escrito de uma maneira para que que o leitor sinta-se em uma conversa ou em uma roda de contação de histórias, a linguagem é leve, descontraída e divertida. É um texto voltado para as crianças que já tem uma certa dominação de leitura, mas os adultos também irão aproveitar o livro, principalmente se o intuito é lerem para os pequenos. O que acredito que seja uma das intenções do livro: promover a leitura entre pais e filhos.

Reinações de Monteiro Lobato

Apesar de já conhecer parte da vida do Monteiro Lobato e das polêmicas que o cercam, aprendi detalhes importantes de sua vida e como ele acabou se envolvendo nessas polêmicas. As organizadoras conseguiram explicar sobre essas questões sem a intenção de justificar ou desculpar o autor. Na parte em que elas explicam todo o processo da criação do livro elas falam sobre isso:

… pois aprendemos que é preciso entender o autor dentro do seu contexto. […] Também não é nosso papel esconder todas as contradições que fizeram parte da vida do Lobato. Ao contrário, tratar delas só o deixa mais humano e mais próximo de você nosso leitor.
Mas implica entender, também, que todo o conhecimento se faz em processo – o seu e o nosso – e que é possível mudar de ideia, aprender de novo. Também vale a pena entender que um autor está sempre emaranhado na época em que viveu.

Reinações de Monteiro Lobato, pág. 70.

Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia é uma dica muito legal de presente para crianças que estão começando a conhecer o universo desse escritor. Também pode ser uma ótima indicação para os apaixonados e fãs do Sítio do Pica Pau Amarelo e também para todos os outros que conhecer quem foi Monteiro Lobato.

Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia
Autoras: 
Marisa Lajolo e Lilia Moritz Schwarcz | Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 88 | ISBN: 9788525064752
SkoobGoodreads
Para ler: https://amzn.to/2Gj7zwW

Você poderá gostar de

1 comentário
comentários pelo Facebook

  • Responder Samuel Frison 18 de abril de 2019 às 17:47

    Muito interessante sua resenha, Karin. A obra do Lobato faz parte de minha infância e é simbólica para celebrar este dia. Louco para ler esta publicação da parceria Lília e Marisa.

  • Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.