Menu
Resenhas

Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós pandemia, de Yuval Noah Harari

Notas sobre a pandemia

Notas sobre a pandemia é um livro pequenino que reune artigos e entrevistas do historiador israelense Yuval Noah Harari sobre a pandemia de 2020. Se você nunca escutou esse nome, pega um papel e uma caneta e começa anotar, porque o historiador contemporâneos faz observações que vão desde constatações obvias até fatos com ligações históricas que estavam bem debaixo do nosso nariz e não conseguimos perceber.

O historiador israelense Yuval Noah Harari examina os dilemas da encruzilhada histórica provocada pela pandemia do novo coronavírus nos artigos e entrevistas reunidos nesta coletânea inédita. Publicados originalmente em veículos como a revista Time e os jornais Financial Times The Guardian, eles exploram temas como a disputa ideológica entre isolacionismo nacionalista e cooperação global, o risco da ascensão de estados totalitários na esteira das novas tecnologias de monitoramento em massa e os possíveis impactos do vírus na concepção contemporânea da morte.

Harari desenvolve seus argumentos com a clareza de visão e de estilo que o consagrou, entrelaçando os caminhos e descaminhos da humanidade entre passado, presente e futuro. A boa notícia, ele ressalta, é que a maior parte do planeta concorda em concentrar os esforços nos avanços científicos em busca da cura e de uma vacina para o covid-19 – porém isso acontecerá apenas se a cooperação entre as nações for a prioridade dos líderes atuais.

Fonte da Sinopse: Companhia das Letras

O ano mudou mas ainda estamos no olho do furacão e por mais que nas redes sociais não pareça o coronavírus ainda é uma ameaça constante, principalmente em países sem liderança nenhuma como no nosso Brasil. As entrevistas e os artigos estão organizados em pequenos capítulos como:

  • Na batalha contra o coronavírus,
  • O mundo depois do coronavírus,
  • O coronavírus transformará nossas atitudes diante da morte? Muito pelo contrario,
  • A pior pandemia em pelo menos cem anos,
  • Lições de pandemias passadas e alertas para o futuro e
  • Toda crise é também uma oportunidade.

O que você vai ler em Notas sobre a pandemia?

Nas primeiras páginas, o artigo fala sobre fronteiras, mas não as fronteiras físicas. e fala da falta de liderança, dentro da minha bolha de cientista (sou formada em biomedicina) entendo perfeitamente sobre a guerra travada entre humanos e seres microscópicos como vírus e bactérias, mas preciso pensar num mundo como uma escala muito maior, uma escala global que por muitas vezes é negacionista e anti-vacinas por exemplo.

Por mais que seja óbvio para mim, essas pessoas flertam todo os segundos com a ignorância. E se elas não estiverem no mesmo patamar de defesa e imunidade em que eu estou, estaremos fadados a viver cada vez mais pandemias virulentas como a do coronavírus. Então minha leitura me tirou da zona de conforto no sentido de como lidar com as pessoas que decidiram simplesmente ignorar os dados científicos, porque só torcer para que a seleção natural as elimine rapidamente não é um bom plano.

Quando os os humanos batem boca, os vírus se multiplicam

Notas sobre a pandemia, p. 25

Que a pandemia vai acabar eu como pessoa e leitora não tenho nenhuma duvida, basta nos organizarmos para que ela não acabe com a maior parte da população dizimada, quando daqui uns 10 anos pensarmos sobre 2020 perceberemos que existiram hábitos que seriam insustentáveis a longo prazo, quando hoje dizem viver o novo normal e as pessoas reclamam deveríamos começar a aprender a enxergar os pontos bons desse novo normal, quanto mais cedo nos adaptarmos menos iremos sofrer, seja como uso de mascaras ou com os novos serviços prestados a distancia.

Quando pensarmos nesse novo mundo precisamos ter cautela para não cairmos em ondas de teorias da conspiração, principalmente no Brasil em que posso fazer um recorte na situação que vivemos politicamente é muito fácil ver um grupo de pessoas entrando na pira de que tudo é um plano para implantar chips com medidores de temperatura (sim eu já ouvi essa teoria) porque querem nos controlar.

Yuval de uma maneira infinitamente mais cientifica aborda esse assunto em Notas sobre a pandemia nos lembrando que caso o governo queira nos controlar basta focar em dados que cedemos todos os dias usando a internet ou os nossos Smartphone por exemplo (em um dos textos enquanto explica as mudanças que o corona vai causar na humanidade há um forte link com um assunto já discutido em outro livro do historiador que é o “21 lições para o século 21” que fala sobre armazenamento de dados na era digital por exemplo).

Obviamente em frente a todos os números de mortes que crescem a cada dia eu adoraria fazer uma resenha apontando uma solução fácil e obvia, mas a história está ai para nos mostrar que nos perdemos no meio do caminho, que além de estarmos exaustos lutando contra o vírus estamos lutando contra nós mesmos, um problema que é claramente global tem se tornado disputas politicas dentro de um pais ou entre países, em março quando o primeiro caso foi notificado no Brasil, 500 mortos por dia nos chocavam na Itália, 8 meses depois nossa media diária de mortes está por volta de 1100 pessoas. E as festas estão a todo vapor.

Aaaah Karina, não posso presidir a ONU e cooperar num nível mundial, eu sei , eu também não posso. Mas podemos votar e apoiar um síndico que queira implementar protocolos de segurança, podemos decidir sair da bolha por mais que isso seja difícil e conversar com aquele vizinho que insiste em colocar o nariz pra fora da máscara, podemos parar de palco pra maluco, devemos reunir todas as forças que nos restaram e fazer com que os políticos que estão no poder quer tenhamos colocados eles lá ou não trabalhem a nosso favor e não para eles mesmos. Que em 2021 todos nós tenhamos mais consciência não só politica mas de como viver em comunidade.

Cheguei as ultimas páginas de Notas sobre a pandemia mais descrente na humanidade do que estava no começo da leitura, infelizmente assim é a vida mas também reafirmei a ideia de que a estratégia mais vital nessa loucura é a informação….informe-se , passe informações responsáveis para a frente e só assim poderemos começar a escalada até o topo (não se iludam, ainda não estamos no fundo do poço.) E como afirma Yuval; Toda crise é uma oportunidade, que essa seja a oportunidade de nos tornarmos seres humanos melhores. Então feliz 2021.

Notas sobre a pandemia
Autor
: Yuval Noah Harari | Tradução:  Odorico Leal
Editora: Companhia das letras
Páginas: 97 | ISBN:  9788535933703
Para ler: https://amzn.to/2XwIM1i

Avaliação: 4 de 5.


Ósculos e Amplexos, Karina.

Sobre o autor

Biomédica por formação, bookaholic por paixão!

Sem comentários

    Deixe seu comentário