Menu
Desafios Literários

MLDUM2012 Dia 19 | Elitização da literatura

MLDUM2012 Dia 19

MLDUM2012 Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura?

(Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?)

Perguntinha complicada essa do MLDUM2012 Dia 19.

Não acho que o intelectualizado é aquele que lê só clássico ou os famosos por críticas. Para realmente ser intelectualizado o leitor precisa experimentar um pouco de tudo: o que gosta e, principalmente, o que não gosta. As pessoas que criticam os livros “para a massa” são os leitores bestiais. Literatura é arte e a leitura em qualquer nível é sempre positivo e bem vindo. Tenho amigos que leram livros estilo Crime e Castigo e Anna Karenina e não dispensaram a leitura de Piadas Nerds ou o famigerado 50 Tons de Cinza.

E aposto que em todas as leituras eles adquiriram algum tipo de experiência ou conhecimento que somente lendo poderiam ter. Não há julgamento, há admiração, pois uma pessoa que caminha entre os vários gêneros e temas literários é realmente uma pessoa intelectualizada.

Gosto dos clássicos e gosto também dos livros de banca e blockbusters. Claro que vão existir os livros que não gostarei de ler ou que algum gênero ou autor que nunca lerei pois não gosto (ou até mesmo odeio!) . Só que isso não me tornará uma intelectualizada. Estou longe de ser isso.

Para resumir, fica a dica: intelectualizado é aquele que lê tudo e não tem preconceito algum.

O MLDUM2012 Dia 19 faz parte do Meme Literário de um Mês 2012. Para conhecer minhas outras respostas, acesse aqui

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

1 comentário

    Deixe seu comentário