Menu
Listas Literárias

15 livros sobre circo

Livros sobre circo
15 livros com histórias que se passam no circo

Respeitável público, que tal conhecer 15 livros sobre circo para você envereda nesse espetáculo maravilhoso e conhecer através dos livros o mundo circense. Fiz uma seleção com 15 livros com histórias que se passam no circo ou envolvem esse universo.

Eu sei que há uma penca de livros (muitos mesmos) com histórias que falam sobre o circo, que são ambientados nele ou com personagens circenses. Porém a esmagadora maioria são de livros infantis. Por conta disso, pesquisei bastante e trouxe uma seleção com 15 livros de circo mas que fossem para leitores um pouco mais velhos que as crianças.

O resultado dessa pesquisa vocês podem conferir logo abaixo.

15 livros sobre circo

Os livros que vão ser apresentados aqui possuem histórias ambientadas no circo, mas ao mesmo tempo fazem parte de diferentes gêneros. Você irá encontrar romance, suspense, thriller, infantojuvenil, não-ficção. Ou seja, um pouco de tudo. Vamos a lista:

1 – O circo mecânico Tresaulti

Um dos primeiros livros sobre circo que li foi O circo mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine. O livro conta a história do Circo da Boss, contralto em tempos passados, que tem o dom de consertar corpos e reconstruí-los com partes mecânicas, engrenagens e cobre. As pessoas geralmente procuram o circo atrás de teto e comida e acabam ficando muito mais tempo do que podem imaginar. Porém essa sensação de núcleo, de família começa a ser quebrada por conta das asas que Boss criou para um integrante e que já não está mais com a trupe.

Para ler: https://amzn.to/3etU5QK

2 – Água para elefantes

Água para elefantes era um livro que estava na minha estante há bastente tempo. Acho que foi um dos primeiros livros que consegui via troca no Skoob. Já teve até adaptação para o cinema com a participação da Reese Witherspoon e .

O livro vai contar a história de Jacob, jovem de estudante de veterinária que perde tudo quando seus pais morrem em um acidente de carro. Sozinho e perdido, decide fugir. Na fuga ele encontra um trem que abriga um grande circo itinerante e começa a trabalhar como médico veterinário. Quando se dá conta, Jacob está envolvido com os animais, com as pessoas e com a bela e principal Contado em forma de flashback e em primeira pessoa, Água para elefantes é uma história de amor mas o circo é um personagem muito importante e rouba a cena em muitos momentos.

3 – O espetáculo carnívoro (Desventuras em Série)

Apesar de O espetáculo carnívoro, de Lemony Snicket poder ser classificado como um livro infanto-juvenil, acho que qualquer leitor irá curtir. O livro faz parte da coleção Desventuras em Série, que conta a história dos Irmãos Baudelaire que estão em uma eterna fuga das garras do seu tio, o Conde Olaf, que está atrás da grande herança deixada para os irmãos. Nesse livro temos Violet, Klaus e Sunny vivendo mais uma desventura e dessa vez, eles terão de escapar do Parque Caligari e enfrentar uma multidão indócil para conseguir sobreviver.

Para ler: https://amzn.to/3kp0FMg

4 – O circo da noite

O circo da noite, da Erin Morgenstern foi uma das leituras que eu fiz em 2021. A história é sobre o Le Cirque des Rêves, um circo que aparece sem aviso e só funciona à noite. Ali, as mais diversas atrações acontecem e encantam os seus expectadores. Mas por tras de toda essa magia, acontece uma competição entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados para participar de um jogo onde apenas um deles sobreviverá. Mas o que seus instrutores não contavam era que o casal se apaixonasse

Para ler: https://amzn.to/2TlKhkI

15 livros sobre circo

5 – Circo Mirandus

Circo Mirandus, da Cassie Beasley é um daqueles livros sobre circo fofinhos que dá quentinho no coração quando a gente lê. Circo Mirandus foi um achado e fiquei muito feliz com essa história. Aqui temos o Micah Tuttle que vive com seu avê desde que seus pais morreram em um acidente de carro. Micah sempre amava as história que seu avô contava principalmente as que envolviam o Circo Mirandus.

Porém Ephraim Tuttle começou a ficar muito doente e para ajudar seu avô, o menino foi atrás do Homem que dobra luz, o dono do tal circo, para que ele fizesse um milagre e curasse o seu avô. Com a ajuda de sua amiga da escola, a Jenny, Micah Tuttle entra em uma grande aventura para salvar a vida do seu amor e finalmente conhecer o famoso Circo Mirandus.

Para ler: https://amzn.to/3krlxm0

6 – Mambembe

Essa é uma graphic muito fofinha feita pela Ariane Rauber. Nesse livro temos a Elise, uma menina que ao ir para escola encontra uma criatura que nunca tinha visto antes machucada. Porém ela acaba a perdendo de vista. Na tentativa de vê-la novamente ela retorna por vários dias ao local, mas sem sucesso.

Até que um dia ela se depara com pequenos membros de uma banda e ao segui-los acaba encontrando um circo. E então ela vê a criatura novamente que neste momento está participando de uma rinha e sofrendo mais tratos. Mas o que Elise não esperava era que ela estava presa naquele circo.

Para ler: o livro pode ser adquirido de forma independente através da página da Ariana Rauber.

7 – Geek Love

Apesar de ter sido lançado recentemente no Brasil, Geek Love, de Katherine Dunn, foi um livro publicado primeiramente na década de 1980. Nele vamos encontrar a história da família Binewski, artistas que viajam pelos quatro cantos dos Estados Unidos apresentando o seu show itinerante. Porém alguns chamariam de freakshow, já que os Binewski decidiram “gerar suas próprias aberrações ao tomar substancias toxicas e radioativas para gerar crianças fora do normal”.

Ao longo de suas viagens iremos acompanhar a devoção dos membros dessa família, a rivalidade entre os irmãos e a eterna dualidade entre normal e bizarro, belo e feio, certo e errado. O livro foi é um importante marco na cultura pop americana, que serviu de inspiração para diversos artistas e para criação de séries e festivais ao longo dos anos.

Para ler: https://amzn.to/3rcLdUS

8 – O circo do Dr. Lao

O circo do Dr. Lao, de Charles G. Finney é mais um dos livros sobre circo que mostram o lado místico, bizarro e diferente que o espetáculo pode ter. Ao chegar em uma pequena cidade do Arizona, o circo irá revelar a verdadeira face dos habitantes de Abalone e assim mudar a percepção do que realmente acontece nesse lugar.

Para ler: o livro está esgotado no mercado, mas é possível encontrar em sebos.

9 – O espetáculo mais triste da Terra

E essa não-ficção super interessante falando sobre um dos circos brasileiros mais famosos e a tragédia que acabou com sua história de sucesso? O espetáculo mais triste da Terra vai relatar a história do incêndio que destruiu o Gran Circo Norte Americano, uma das piores acidentes da história dos circos brasileiros. A partir de entrevistas e pesquisa em documentos da época, Mauro Ventura irá contar o que aconteceu nesse acidente.

Para ler: https://amzn.to/3kqEtl2

10 – Respeitável Público

Esse foi um livro que li recentemente através da experiência de audiobook quando eu estava testando o serviço do Storytel. Eu já tinha o livro físico, mas aproveitei a praticidade de ouvir uma história enquanto preparava o almoço por exemplo.

Respeitável público, de Henrique Schneider é um livro curto que irá contar como a chegada do Circo Hollywood a Galateia, uma cidade pequena de interior, irá mudar a vida de seu maior administrador: o prefeito Teodoro Alegria. Teodoro comanda e desmanda a cidade da maneira que lhe melhor convém, mostrando o quão corrupto ele é. Porém toda essa sua pompa irá se desmanchar quando “uma força inexplicável surge para ameaçar o poder do prefeito”.

Para ler: https://amzn.to/36HLuG6

11 – O menino do vagão

O menino no Vagão, de Pam Jenoff foi a sugestão de uma leitora que me acompanha no Canal Prateleira de Cima. Achei o nome meio estranho para um livro sobre circo, mas depois que me toquei que circos por muitos anos se locomoviam pelas cidades através das ferrovias e nada mais justo ter um vagão na história.

A jovem Noa engravida de um soldado alemão e assim que o bebê nasce, ela precisa entregá-lo para a adoção. Com o cenário de guerra, a jovem precisa de abrigo e acaba parando em uma estação de trem onde passa a trabalhar para poder comer e ter um lugar para dormir. Em uma noite fria de inverno, Noa encontra um vagão cheio de crianças judias roubadas que estavam indo para um campo de concentração. A jovem salva um dos bebês e assim começa a sua jornada para conseguir a sua liberdade

15 livros sobre circo

12 – A fênix de Fabergé

A fênix de Fabergé, de Sue Hecker e Cassandra Gia também foi uma indicação maravilhosas de livros sobre circo feita por um leitor lá do canal.

Kenya é uma jovem contorcionista, criada pelo pai, um antigo domador de leões. A menina nunca teve a oportunidade de ir a escolas ou fazer amigos. Mas um homem misterioso aparece na cidade e a contrata para fazer 3 espetáculos com a intenção de uma futura proposta de trabalho. Mas Kenya irá enfrentar sentimentos que só tinha visto em livros de romance.

Aleksei está atrás de vingança e punir a pessoa responsável pelo incêndio que matou seu pai anos atras. Mas a aproximação dos dois fará surgir um amor que ambos nunca imaginaram que podia acontecer. Para quem gosta de um romance essa é uma ótima indicação, lembrando que há conteúdo adulto nele.

Para ler: https://amzn.to/3hJIM9p

13 – O circo dos fantasmas

O circo dos fantasmas, de Barbara Ewing foi um dos últimos livros sobre circo que encontrei nas minhas pesquisas. Foi realmente um super achado e eu já estava em processo de fechamento da lista. nem lembro como ele apareceu. A proposta da obra é ser um thriller que se passa dentro de um circo.

Cordelia é suspeita de assassinato e foge da Inglaterra para os Estados Unidos, acompanhada de sua filha Gwenlliam. Chegando lá, ela se junta ao circo para encontrar refugio e abrigo. Mas a distancia não é suficiente para que o cruel Duque Llannefydd envie o Sr. Doveribbon atrás delas. Com uma Nova Iorque dos anos 1840 como pano de fundo, O Circo dos fantasmas será cheio de intrigas e perseguições, do jeito que um bom thriller deve ser.

Para ler: https://amzn.to/3kp8ZM0

14 – Noites no circo, Angela Carter

Angela Carter é uma grande escritora inglesa que eu nunca havia ouvido falar até pouco tempo atrás. Encontrei Noites no circo no susto quando pesquisava sobre listas literárias como a 1001 livros para ler antes de morrer (ou alguma outra lista do gênero).

O livro conta a história da Sophia, mais conhecida como Fevvers, uma trapezista que trabalha em um famoso circo, enfeitiçando a platéia com suas enormes asas, que jura serem reais. Ao ser entrevistada por um jornalista, Fevvers vai revelando suas facetas e ambiguidades. Ao longo da leitura vivemos a confusão do que é real ou puramente ilusão nessa história.

Para ler: o livro está esgotado no mercado, mas é possivel encontrar em sebos

15 – O maior espetáculo da terra, de vários autores

Por último, mas não menos importante: O Maior Espetáculo da Terra que é uma pequena coletânea de contos que se passam no circo de autoria de Juliana Daglio, Clau Kemp, Leo Oliveira e Ivan Sikorski. A temática envolve o mundo do circo, claro. e o terror. Para quem adora levar um susto é uma ótima dica.

Para ler: https://amzn.to/3xI6W9I

15 livros sobre circo

E aí? O que achou desse lista maravilhosa com livros sobre circo com as mais diferentes histórias que se passam no picadeiro? Acha que ficou faltando algum título? Me conte nos comentários o que achou?


Mil beijos e até mais.

Sobre o autor

Karin Paredes, 34 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário