Resenhas

Livro Malvados, de André Dahmer

23 de novembro de 2019
Livro Malvados

Não é exagero dizer que André Dahmer está entre os maiores cronistas do país hoje. Com mordacidade, seus quadrinhos de aparência simples demolem certezas e deixam à mostra as contradições dos “novos tempos”. Em Malvados, como se tirasse um bicho de cima de si, o desenhista carioca arremessa o otimismo tolo e o auto engano para longe, entregando aos leitores uma visão desencantada e cheia de humor da realidade. Redes sociais, casamento, política, sexo, drogas, arte, Deus, depressão, meio-ambiente: nas 368 tirinhas aqui reunidas, nada escapa ao sarcasmo de suas “flores do mal”. Os absurdos da vida filtrados por um riso cruel e maravilhoso, às vezes nervoso e incontrolável, que reverbera em cada página deste livro.

Fonte da Sinopse/apresentação: Quadrinhos na Cia

Eu não queria fazer nenhuma resenha escrita, queria só sair por ai compartilhando as tirinhas e observando as reações diversas que elas despertam ! André Dahmer é um cronista bem conhecido (mas que eu mesma só conheci através desse quadrinho aqui) #ShameOnMe. O conteúdo do livro Malvados não vai te chamar atenção pelo traço do autor, nem pelas cores pois são tirinhas em preto e branco mesmo. O personagem principal é compostos de vários risquinhos que eu ainda não decidi muito bem o que representam. Por hora parecem flores tipo girassol (principalmente as tirinhas que li no perfil de internet do autor), em outras parece um passarinho ou um bonequinho (esquisito) de touca (que estão nas tirinhas do livro). A estrela principal é o texto afiadíssimo, rápido e certeiro em colocar o dedo em algumas feridas.

Acabou o tempo dos “insentões”. Hoje por mais que as posições politicas e de vida num geral gerem muitíssimas polemicas, é preciso dar nossa opinião (mesmo que haja tirinha no livro praticamente nos mandando sair da internet); então como deveríamos nos portar em pleno século XXI? Longe de ser um manual, basta sabermos como entregar a mensagem que queremos sem atacar fisicamente as pessoas,  essa coletânea é a prova  que dá pra fazer isso com uma precisão cirúrgica.

Não pense que esse é um apanhado de tirinhas para gargalhar. Está mais para engolir a seco com o incomodo que provoca. Mas nada do que é retratado aqui com doses cavalares de sarcasmo é mentira. Tem tirinha sobre casamento, sobre webcelebridade, politica, religião. Você pode claramente degustar o livro uma tirinha de cada vez ou pode fazer como a minha pessoa, a cada tirinha lida e pagina virada aumentava a ansiedade pra ver se eu concordaria com a próxima.

Se as ultimas eleições não tivessem destruído todos os planos de festa de fim de ano e amigo secreto poderíamos facilmente agradar dando esse livro com presente, mas pensemos que ainda a possibilidade de dar esse livro de presente caso as confraternizações tenham sido trocadas por inimigos secretos 🙂 Inclusive já adianto que se a minha tia do Pavê aparecer aqui ela vai ganhar um exemplar. #DebocheModeOn! Por fim todas as 368 paginas são um baita exercício para o nosso pensamento critico e o conteúdo é altamente instagramável!

Malvados
Autor
: André Dahmer | Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 381 | ISBN: 9788535932546
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/3585S07

Ósculos e Amplexos, Karina

Você poderá gostar de

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.