Resenhas

Depois do sim, de Taylor Jenkins Reid

5 de novembro de 2020
Depois do sim

Se tem o nome da Taylor Jenkins Reid na capa, com certeza tem Karin lendo o mais rápido possível. E com o livro Depois do Sim não poderia ser diferente. Então vamos conversar sobre esse mais novo lançamento da Editora Paralela para 2020 da autora.

Desde que eu li Daisy Jones and The Six e falei que ia ler tudo que essa mulher publicasse, até lista de supermercado. E a cada livro que a Reid publica suas escrita fica mais incrível.

Depois do sim não é uma publicação recente. Escrito em 2014. só agora que ele foi publicado no Brasil. Depois do sucesso com os livros DaisyJones e o Evelyn Hugo, a editora decidiu trazer as obras mais antigas para o leitor brasileiro [que bom.}.

Mas vamos falar do livro pois esse é o real motivo desse post e pelo qual estava querendo muito compartilhar aqui com vocês.

Por que ele quer ir para casa é um mistério para mim. Nossa situação não vai melhorar nem um pouco quando chegarmos lá. Faz meses que as coisas estão ruins.

Depois do sim, p. 10

Depois do Sim irá contar a história de Lauren e seu marido Ryan, que se conheceram na faculdade, começaram a namorar, a morar junto e então, depois, de um tempo, casaram. Um relacionamento de mais de 10 anos desde o primeiro beijo.

Lauren e Ryan não estão felizes, vivem um casamento infeliz. E apesar do amor que sentem um pelo outro, eles não aguentam mais a situação de viver juntos de forma tão descontente e briguenta. Então para entender o que cada um estão sentindo, para saber se querem realmente ficar juntos, decidem se separar para um ano e entender as coisas. Eles se amam de verdade, mas não aguentam mais viver sob o mesmo teto e não sabem bem o porque chegaram até ali.

“Mas uma coisa eu te digo, Lauren: você não pode esconder isso, entendeu? Precisa ser forte, parar de se preocupar com o que as pessoas pensam e dizer a verdade, ora essa. Precisa ser confiante e ter orgulho do que você e o Ryan estão tentando fazer”

Depois do Sim, p.127
Depois do sim, de Taylor Jenkins Reid
Livro Depois do Sim, da Taylor Jenkins Reid, publicado no Brasil pela Editora Paralela com tradução de Alexandre Boide.

O livro se inicia em uma briga que o casal está tendo, mas o que podemos notar logo de cara é que essa briga está sendo o ápice de todo um histórico de descontentamento. Então temos um flashback contando toda a evolução do relacionamento dos dois desde o primeiro encontro até a decisão de dar um tempo no casamento para entenderem o que ambos querem de verdade.

“Nesse caso não existe fracasso nem vitória nem derrota”, ela garante. “É a vida Lauren. É um amor, um casamento. Se você ficar casada por um determinado número de anos felizes e depois decidir que não quer continuar assim e decide ser feliz com outra pessoa ou fazendo outra coisa, não é um fracasso. É a vida, só isso, o amor é assim mesmo. Por que isso seria um fracasso?”

Depois do sim, p. 125

Toda a história é contada a partir do ponto de vista de Lauren. Ela é nossa narradora e com isso temos a narrativa contada a partir do que ela está pensando, sentindo e vivendo. Aqui temos uma mulher que nunca se viu sem a pessoa na qual ama, mas não sabe exatamente se é isso mesmo que ela quer. Então vamos acompanhando esse processo de descoberta da Lauren e da maneira como ela se sente nessa busca do que ela realmente quer para ela e para o seu relacionamento com o Ryan. Para ajudar no processo, ela conta com a companhia da irmã Rachel e da amiga do trabalho Mila. Além dos conselhos de sua mãe, do seu irmão Charlie e da vovó Spencer.

Dentre os personagens da história, curti muito a Rachel, com seu jeito meigo e decidido. A gente tem a sensação que ela é uma daquelas pessoas que conseguem ver o mundo de uma forma leve e tranquila. E vamos aqui comentar também sobre a vovó Spencer que é uma grande figura. Quem também aí tem uma avó como ela? Eu gostei muito dela com seu jeitão de vovó meio rabugenta.

“Só porque dá para levar a vida sem uma pessoa não significa que a gente queira isso” ela rebate.

Vovó Spencer sobre a saudade do marido morto. – Depois do sim, p.286

Eu não sei o que acontece, mas toda vez que vou ler um livro da Taylor Jenkins Reid, estou emocionalmente propensa a me relacionar com a história em um grau que eu não consigo explicar. Me vejo nas situações, lembro de situações vividas não só por mim, mas por outras pessoas que conheço. E consigo ver possibilidades de vivências reais naquelas histórias fictícias. São impactantes para mim como leitora e ser humano e acho que posso dizer que essa é uma das razões para amar tanto a escrita dessa mulher.

Para quem leu Daisy e Evelyn Hugo talvez estranhe a escrita de Depois do Sim. O livro tem uma pegada bem mais próxima com a história do livro Amor(es) Verdadeiro(s), mas conseguimos ver como a Reid escreve personagens tão bem estruturados que a gente consegue ver nós mesmos em diversas situações descritas na história. Eu acho que a força da autora está justamente na criação de personagens e fazem a gente gostar tanto de seus livros. Eles são reais, com histórias palpáveis, a gente consegue enxergar pessoas vivendo aquelas situações, sabe.

O que ler após o livro Depois do Sim

Além de todos os livros da Reid já comentados anteriormente, ainda há uma obra da autora que não foi publicado no Brasil: o Forever, interrupted (2013). Também está programado para ser lançado em maio de 2021 nos EUA o livro Malibu Rising, obra essa que está tendo um baita burburinho lá no Goodreads. Estou bem curiosa porque vai ser uma história que irá se passar na cidade de Malibu dos anos 1980. Seria maravilhoso se houvesse um lançamento simultâneo desse livro no Brasil, não acham??? #ficadica. Já querendo muito ver esses dois possíveis novos livros na minha estante no ano que vem.

Vou aproveitar que ainda vai demorar um pouco para termos novos livros da Reid para ler o Outra vida, talvez, que foi um livro publicado anos atrás pela Editora Record, mas que não teve muita repercussão por aqui. Se você não conhece Taylor Jenkins Reid, corra para ler seus livros e descobri porque eu amo tanto essa mulher.

Se empolgaram também para ler Depois do sim? Já conheciam a autora e seus livros? Caso não, recomendo fortíssimo que você comece agora a ler os livros dela. Caso seja tão fã quanto eu, me diga qual é o seu preferido aí nos comentários.

Depois do sim (After I do)
Autor
: Taylor Jenkins Reid
Tradução: Alexandre Boide | Editora: Paralela
Páginas: 320 | ISBN: 9788584391592
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/2TSEsrA


Mil beijos e até mais.

Você poderá gostar de

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.