Menu
Desafios Literários

Desafio Literário 2012 Abril

Desafio Literário 2012 Abril

Es vamos para as minhas escolhas para o Desafio Literário 2012 Abril. O tema do mês em questão são livros de escritores orientais:

Escritor(a) oriental – que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc…

Tive alguns problemas para escolher os livros para o Desafio Literário 2012 Abril. Na verdade não conhecia muitos autores orientais. Acabei pesquisando alguns e montando a minha lista, mas ela acabou se modificando. Acho que foi a que mais sofreu mudanças. Tentei encaixar os livros indicados no site do Desafio Literário 2012. Acabei escolhendo dois livros que encontrei de repente nas minhas idas as livrarias.

As escolhas para o Desafio Literário 2012 Abril

Cinderela Chinesa
  • Cinderela Chinesa: a história secreta de uma filha renegada
    Quinta filha de um milionário chinês, Adeline perdeu a mãe apenas duas semanas depois de nascer. Além de sofrer com a hostilidade dos irmãos, que a responsabilizam pela morte da mãe, Adeline ainda sofre com a indiferença do pai e a crueldade da madrasta. A segunda mulher de seu pai despreza os filhos do casamento anterior, que vivem pobremente, limitados a três refeições diárias e a apenas uma muda de roupa além do uniforme escolar. O pai ignora o que acontece em casa, deixando o terreno livre para a madrasta. Por ter ousado contrariá-la e por apresentar um rendimento exemplar na escola, Adeline padece nas mãos dessa mulher, que parece ter saído diretamente da fábula Cinderela. Por isso, acaba num colégio interno, sem visitas nem presentes, e é nos livros que encontra refúgio para sua tristeza e solidão. É dessas leituras que vem sua redenção – aos catorze anos, ela se inscreve em um concurso internacional de peças teatrais para alunos de língua inglesa, e ganha. A partir daí, Adeline tem a chance de escapar do seu destino. O resultado dessa experiência é Cinderela chinesa , livro em que fala com sensibilidade sobre a superação de uma infância extremamente infeliz.
  • Por favor, Cuide da Mamãe
    Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.
Desafio Literário 2012 Abril

O notável é que ambos os livros que selecionei falam sobre relações familiares e seus problemas. Espero gostar das leituras que escolhi para o Desafio Literário 2012 Abril e quem sabe terminar antes do previsto para poder ler mais livros do Desafio ou da minha lista.

Saiba mais sobre o Desafio Literário 2012. Para conhecer os livros que estou lendo, acesse aqui

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

3 Comentários

  • Luana Pagung
    6 de abril de 2012 at 17:21

    Vi essa capa de “Por favor, Cuide da Mamãe” a um tempo atrás, e depois de ler a sinopse achei a história muito interessante.
    Vou aguardar a sua opinião após lê-lo para saber mais. {:

    Responder
  • Jeh Asato
    6 de abril de 2012 at 23:30

    Você leu ou vai ler?? Me contaram que “Por favor, cuide da mamãe” é muito bom, espero resenha aqui pra conferir sua opnião! 😉

    Beijos!

    Responder
    • Karin
      7 de abril de 2012 at 08:56

      Vou ler Jeh. Aguarde a resenha. Beijos

      Responder

Deixe seu comentário