Se eu tivesse que classificar o livro O que sobra, do Principe Harry em uma única palavra, ela seria VULNERABILIDADE. Nessa autobiografia, o Príncipe Harry conta sua trajetória de vida, desde a morte de sua mãe, a Princesa Diana, até o momento em que ele rompe os laços com a Monarquia inglesa. No livro, entenderemos melhor o controverso e rebelde “reserva”.
Esta foi uma das imagens mais tocantes do século XX: dois jovens, dois príncipes, caminhando atrás do caixão da mãe, enquanto o mundo acompanhava os eventos com tristeza — e horror. Conforme Diana, a Princesa de Gales, era sepultada, bilhões de pessoas se perguntavam como se sentiam, e o que pensavam, os príncipes — e como a vida deles iria se desenrolar a partir daquele momento. Para Harry, esta é enfim a sua história.
Sinopse: Companhia das Letras
Com uma honestidade total e incontornável, O que sobra é um marco editorial, cheio de inspiração, revelações, introspecção e sabedoria, conquistada com muito esforço, no que diz respeito ao eterno poder do amor sobre a perda.
O livro “O que sobra” é uma autobiografia do príncipe, onde ele conta sua história de vida desde sua infância até sua decisão de se afastar da realeza britânica com sua esposa, Meghan Markle.
O livro começa com o Príncipe Harry descrevendo sua infância a partir do momento da morte de sua mãe, a princesa Diana. Ele fala sobre sua dor após a morte trágica da mãe e como isso afetou sua vida pessoal até a vida adulta. O príncipe também compartilha seus problemas de saúde mental e como ele finalmente decidiu buscar ajuda profissional para lidar com suas emoções.
Contado de forma cronologica, a sensação que temos é que estamos lendo um diário. Principe Harry conta sua história de vida membro da realeza britânica, descrevendo os deveres reais e a pressão que ele sentia para sempre estar “no seu melhor comportamento”. Ele fala sobre seu tempo servindo o exército britânico e como isso o ajudou a lidar com suas próprias lutas pessoais.
Outro ponto muito presente no livro é o uso de drogas que Harry relata de forma aberta. Ele conta mesmo que fez uso de diversos tipos de drogas e a razão pelo qual fazia esse uso.
Um dos temas mais presentes ao longo de toda a biografia é o seu relato sobre o comportamento da mídia e da imprensa britânica. Ao longo do livro, vemos o quanto repórteres e paparazzis importunam a vida dele e como eram as suas reações e ações sobre isso. As dificuldades em conseguir manter uma certa privacidade e o quanto isso impactava nas suas relações amorosas e entre amigos.
A parte mais legal do livro O que sobra, claro, é quando ele fala sobre seu relacionamento com Meghan Markle e como se conheceram. É muito fofinho chegar nessa parte porque ficamos na torcida por algo bom acontecer com ele. Enquanto eu lia essa parte, sentia uma doçura, uma felicidade em suas palavras em finalmente encontrar alguém que compartilha seus valores e interesses, No entanto, o príncipe também fala sobre a intensa atenção da mídia em seu relacionamento e como isso afetou a sua saúde mental e da sua esposa.
A parte mais controversa e polêmica do livro é quando o Príncipe Harry fala sobre sua decisão de se afastar da realeza britânica e se mudar para os Estados Unidos com sua família. Ele descreve sua frustração com a mídia e a falta de apoio da família real, e explica como ele e Meghan tomaram a difícil decisão de se afastar de suas funções reais. O príncipe também fala sobre a difícil relação com seu irmão, o Príncipe William, e como isso afetou sua decisão de se afastar da realeza.
O que achei do livro O que sobra
Eu sou muito suspeita em falar, pois gosto muito de saber da vida da monarquia inglesa. Sou bem curiosa para saber todas as fofocas que cercam a realeza. Além disso, é uma biografia, um dos meus tipos favoritos de leitura. O livro parece uma conversa franca que o Principe Harry tem. A sensação que tenho é que ele precisa de uma vez por todas colocar para fora tudo isso que ele guardava,
Gostei muito da maneira que ele conta os fatos de forma cronológica, mostrando muito o que sentia sobre tudo aquilo que vivia e como a solidão foi algo que o acompanhou ao longo de muitos anos. Sem contar a dor pela ausência da mãe em sua vida.
A leitura fluiu muito bem, só fica mais pesada quando ele começa a retratar os anos que fez parte do exército, onde relata sobre a Guerra do Afeganistão, o que pode ser bem controverso e disparar alguns gatilhos. São relatos muito crus da guerra e pode gerar desconforto na leitura.
A honestidade e a coragem em compartilhar sua história foi elogiada por diversas pessoas. Em geral, “O que sobra” é um livro muito pessoal e sincero sobre a vida do Príncipe Harry, contando sobre suas lutas pessoais e decisões difíceis, passando por temas como saúde mental, luto, propósito de vida e amor. Apesar das críticas à mídia e à família real britânica, o Principe Harry não esqueceu de expressar amor e gratidão por ela e pelo povo britânico ao longo de todo seu relato.
O que sobra” é uma leitura interessante para aqueles interessados na vida da realeza britânica e para aqueles que buscam uma perspectiva pessoal e sincera sobre as lutas pessoais e as decisões difíceis que podem surgir na vida Acho que o livro é uma ótima recomendação para todos os leitores que curtem muito uma biografia, ou para amantes da familia real britânica ou para quem realmente está afim de ler sobre boas fofocas.
O que sobra (Spare)
Autor: Príncipe Harry
Editora: Objetiva | Páginas: 512
ISBN: 9788539007479
Para ler: https://amzn.to/3I5z3Ha
Mil beijos e até mais!
♥
2 Comentários
Jessica M.
19 de junho de 2023 at 10:44Eu li sua resenha e então passei o livro à frente dos outros que estavam na minha lista, Karin! Agora estou lendo e quase terminando.
Adorei também ele estar em forma cronológica porque dá mesmo essa sensação de diário. Sou apaixonada por biografias – e fofoquinhas da realeza britânica! rs
Beijos :*
Karin Paredes
19 de junho de 2023 at 14:35Ahhhh que legal que curtiu!!!
Depois que eu terminei já quis pegar outras biografias da realeza para ler.
Mil beijos