Menu
Listas Literárias

Conheça os livros das Irmãs Brontë

Livros das Irmãs Brontë
Llivros das irmãs Brontë

O período Vitoriano inglês está recheado de nomes importantes para a literatura mundial. E um nome se destacou muito bem nesse período: o Brontë. Mas ele não apareceu apenas uma única vez, mas através de três jovens irmãs: Emily, Charlotte e Anne. Emily. Conheça um pouco sobre a vida e os famosos livros das Irmãs Brontë.

Livros das Irmãs Brontë

As Irmãs Brontë ficaram famosas por conta dos diversos livros que publicaram. Cada uma delas escreveu obras que encantaram o mundo e se tornaram verdadeiros clássicos da literatura. Vamos conhecer um pouco mais sobre os livros das Irmãs Brontë.

CharlotteBrontë (1816-1855)

Conheça os livros das Irmãs Brontë
Jane Eyre

A mais velha das Irmãs Brontë, Charlotte Brontë foi uma importante escritora inglesa. Seu livro mais conhecido, Jane Eyre foi escrito e publicado inicialmente pelo pseudônimo de Currer Bell. Escreveu diversos. textos, porém os romances mais conhecidos são Jane Eyre, Shirley e Villette.

  • Jane Eyre (1847) – Considerado um romance de formação (Bildungsroman), Jane Eyre é o mais famoso livro da autora. Nele, vamos acompanhar a história da protagonista Jane Eyre ao longo de sua vida. Vai contar desde a infância traumática, o distanciamento familiar nos primeiros anos de vida, passando por lares adotivos, até chegar a vida adulta e o romance com o Sr. Rochester. O livro foi recebido com muitas críticas, principalmente pelos temas abordados como a condição da mulher, classismo, religião e até sexualidade.
  • Shirley (1849) – O livro irá contar a história de duas amigas orfãs: Shirley Keeldar é uma rica herdeira, dona de muitas terras e cobiçada pelo homens assim que chega na cidade e a tímida Caroline Helstone, que vive com um tio, o reverendo da cidade, e é completamente apaixonada pelo primo. As críticas sociais, o amor proibido e justiça social são alguns dos temas presentes na trama.
  • Villette (1853) – A cidade fictícia de Villette será a base desse livro da Charlotte Brontë. Lucy Snowe é uma jovem humilde que irá até a cidade para trabalhar como professora de inglês. Ela é uma mulher sozinha, sem quem em se apoiar e sua história é marcada por suspense e dúvidas. O amor sempre presente nos romances da autora também irá se apresentar nessa obra e claro que as questões sociais que autora sempre debate em seus livros também estarão presentes por aqui na figura da mulher vitoriana a frente do seu tempo, causando desconforto nos leitores da época.

Emily Brontë (1818 – 1848)

A segunda irmã, Emily Brontë foi a escritora inglesa que escreveu apenas um romance, mas é um dos livros mais famosos da literatura mundial. Alem do seu único romance, a escritora escreveu muitos poemas sob o pseudônimo Ellis Bell. Com uma personalidade tímida e introvertida, sofreu bastante ao longo de sua história de vida.

  • O morro dos ventos uivantes – Acho que a maioria das pessoas que amam ler já ouviu falar desse livro. É o único romance escrito pela autora Emily Brontë e teve sua popularidade aumentada depois de aparecer no livro Crepúsculo. Na obra, vamos conhecer a história de amor proibido e impossível do casal Catherine Earnshaw e Heathcliff. Uma história marcada, por amor, obsessão, ódio, vingança e traição.
Conheça os livros das Irmãs Brontë
O morro dos ventos uivantes

Anne Brontë (1820-1849)

Anne Brontë é a mais nova das 3 irmãs e acho que uma das menos conhecidas. Suas obras tem recentemente chamado atenção de leitores brasileiros por conta da reedição dos títulos que por muito tempo ficaram esgotados no mercado. Para conseguir ter suas obras publicadas, ela escreveu por um tempo sob o pseudônimo de Action Bell. Outro fato de sua biografia é que Anne trabalhou como governanta por muitos anos e essa experiência inspirou o romance Agnes Grey. Vamos conhecer os seus livros.

  • Agnes Grey (1846) – O livro conta a história de uma governanta da aristocracia inglesa do Período Vitoriano. Para provar seu valor diante da família, a protagonista vai trabalhar em uma casa onde a tratam de forma cruel. O texto tem um pouco de autobiográfico, pois a autora trabalhou por muitos anos como governanta. O livro aborda temas como abuso e papel da mulher na sociedade
  • A inquilina de Wildfell Hall (1848) – O romance que chocou leitores da época da publicação Helen Graham. é uma jovem senhora que chega com seu filho para morar na propriedade de Tenant Hall. Por viver reclusa e de forma discreta, a mulher começa a despertar burburinhos e fofocas na cidade. Mas ninguém sabe os motivos que as levaram até ali e é esse mistério que norteia toda a narrativa do livro. Os temas presente na história como maus tratos, alcoolismo e independência feminina são assuntos considerados tabu na Inglaterra da época.
A inquilina de Wildfell Hall
A inquilina de Wildfell Hall

Por serem obras em domínio público, vocês podem encontrar os livros das irmãs Brontë publicados em diversas editoras e línguas. Eu particularmente prefiro as edições publicados pela Penguin-Companhia, principalmente pela qualidade da tradução e pela riqueza das apresentações e textos introdutórios de especialistas, mas fiquem livres para escolher os livros das Irmãs Brontë que melhor se encaixam no objetivo de leitura de vocês.

Um fato triste sobre a história das Irmãs Brontë é que todas elas (incluindo outras pessoas da família) tiveram uma vida muito curta. Morreram muito cedo e quando começavam a dar os primeiros passos em suas vidas literária. É uma pena, pois fiquei imaginando o quanto elas teriam produzido para a literatura mundial se tivessem tido mais tempo.

Agora que vocês conhecem alguns dos livros das Irmãs Brontë, me diga qual você já leu ou que está ansioso(a) para ler? Estou bem empolgada para ler os meus livros aqui da estante e louca para saber mais sobre essas histórias.

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário