Resenhas

Antologia da Literatura Fantástica, organizado por Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo

11 de janeiro de 2020
Antologia da Literatura Fantástica, organizado por Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo

Clássico absoluto da literatura em língua espanhola, Antologia da Literatura Fantástica reúne 75 contos fantásticos de todos os tempos, de mestres do gênero como Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Franz Kafka e Julio Cortázar, entre outros.
Numa noite de 1937, ao conversar sobre ficções fantásticas, três amigos – Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo – resolveram criar uma antologia com seus autores preferidos. Do filósofo Martin Buber ao explorador Richard Burton, passando pela tradição dos contos orientais, além de Cortázar, Kafka, Cocteau, Joyce, Wells e Rabelais, são 75 histórias – não só contos, como fragmentos de romance e peças de teatro – que nos apresentam uma literatura marcada pelo imaginário e por um modo diferente de representar a realidade. “A nossa sociedade – global, multilinguística, imensamente irracional – talvez só possa descrever a si mesma com a linguagem intuitiva da fantasia”, anota a escritora Ursula K. Le Guin no posfácio desta edição.

Sinopse: Companhia das Letras

Antologia da Literatura Fantástica é um clássico que precisa estar nas prateleiras de qualquer fã desse gênero. Idealizado por três amigos que amam fantasia e cansados de não saber onde encontrar textos maravilhosos, Casares, Borges e Ocampo decidiram juntar os textos que mais gostavam em uma coletânea. Foram 3 anos de seleção e tradução e em 1940 o livro foi lançado constando 54 textos. Anos mais tarde, o trio decidiu revisar a obra e ampliou o número para 75 textos.

Como o próprio título já fala, o foco desse livro é a literatura fantástica. Aqui você vai encontrar pequenos textos, contos e narrativas de autores famosos do mundo todo como Kafka, Poe, Cortazár, Kipling, entre outros e também é a oportunidade de conhecer autores que escrevem fantasia, mas não são tão conhecidos assim como May Sinclair, Chuang Tzu, Saki, Lieh Tsé, Olaf Stapledon, e muitos outros.

Antologia da Literatura Fantástica, organizado por Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo

Alguns autores já me eram conhecidos e seu textos comuns a uma leitora com uma formação literária fundamentada no eixo Europa-EUA. O que eu achei mais legal nesse livro é que ele nos dá a oportunidade de conhecer a escrita, mesmo que muito rapidamente, de autores hispânicos e também asiáticos, que não são tão conhecidos assim. E acho que a intenção dos organizadores era exatamente essa: mostrar para os leitores alternativas, ampliar o repertório de autores que escrevem literatura fantástica.

Literatura Fantástica não é o meu gênero favorito, então é muito complexo dizer quais os textos que mais eu gostei. Claro que teve textos que me identifiquei mais ou não, contos que foram mais agradáveis de ler, mas também houve alguns que me perguntei como que ele conseguiu ser selecionado por três pessoas. Claro que os autores tiveram suas razões para escolha que são acima da minha compreensão, mas eu realmente não gostei.

Essa edição republicada pela Companhia das Letras está muito bonita. Com uma capa dura que chama atenção em qualquer vitrine e uma diagramação bem interessante que deixa confortável a divisão e leitura, o livro tem um trabalho editorial muito cuidadoso. Ele é extremamente rico em detalhes, notas e explicações sobre os autores, as obras e as traduções feitas o que deixa o leitor muito interessado e pouco perdido no que está lendo. O livro também conta com uma apresentação de Walter Carlos Costa e um texto maravilhoso da escritora Ursula K. Le Guin, falando sobre literatura fantástica e sobre a antologia.

Antologia da Literatura Fantástica, organizado por Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo

Eu realmente gostei da leitura e da oportunidade que a Companhia das Letras me deu ao disponibilizar a Antologia da Literatura Fantástica para o programa de Parceria da Editora. Com total certeza, esse será um daqueles livros que estará presente na minha estante por muitos anos. Espero dar a oportunidade de leitura para amigos e familiares que estejam atrás de histórias incríveis. Sem contar que é uma ótima indicação de presente para os amantes de literatura fantástica.

Antologia da Literatura Fantástica
Autores: Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges Silvina Ocampo
Tradução: Josely Vianna Baptista
EditoraCompanhia das Letras
Páginas: 342 | ISBN: 9788535931631
Skoob Goodreads
Para ler: https://amzn.to/37SifyA

Você poderá gostar de

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.