Listas Literárias

3 livros sobre o Movimento MeToo

24 de julho de 2020
Livros Movimento MeToo
Pilha de livros sobre o Movimento MeToo

Você sabe o que é o Movimento MeToo? Então precisa conhecer esses 3 livros sobre o Movimento MeToo para entender como e porque esse movimento surgiu e tomou força global ajudando milhares de mulheres ao redor do mundo a denunciar os casos de assédio e agressão sexual, não só nos ambientes de trabalhos, mas também em muitas situações que vivenciam em suas vidas. A partir do encorajamento provocado pelo uso da #MeToo diversos casos foram denunciados, colocando dezenas depredadores sexuais atrás das grades.

Livros sobre o Movimento MeToo

O Movimento MeToo acabou sendo muito impulsionado pelo meio jornalístico através das reportagens denúncias que surgiram nos anos de 2017/2018. Essas reportagens se transformam em livros e com isso tivemos um panorama de como foi todo o processo de investigação jornalística para denunciar os diversos crimes de assédio sexual e assédio moral em ambientes de trabalho. Então conheçam 3 livros sobre o Movimento MeToo.

Ela disse (She said) – Jodi Kantor e Megan Twohey

Ela disse
Livro Ela Disse, escrito pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey, publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras com a tradução de Débora Landsberg, Denise Bottmann, Isa Mara Lando e Julia Romeu.

Ela disse foi o primeiro livro que li sobre a temática. Ele chegou por aqui através da parceria que o Prateleira de Cima tem com o Grupo Companhia das Letras. Eu logo me interessei pelo livro por conta da sinopse. As jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey irão contar nesse livro como foi os bastidores da reportagem para o New York Times que denunciou os crimes sexuais e morais cometidos pelo produtor hollywoodiano Harvey Weinstein.

Nessa reportagem elas irão contar como foi a pesquisa, as entrevistas, os contatos e os problemas com os contratos de confidencialidade que as vítimas assinaram para nunca mais falar ou denunciar o produtor. No livro elas iram contar também as investidas e a forma como o Weinstein tenta a todo custo (todo mesmo!) calar as jornalistas e desacreditá-las em relação a matéria. A reportagem foi ganhadora do Pulitzer, importante prêmio jornalístico americano.

Ela disse (She Said)
Autor: Jodi Kantor e Megan Twohey
Tradução: Débora Landsberg; Denise Rottmann; Isa Mara Lando; Julia Romeu
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 376 | ISBN: 9788535933048
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/3hnmebi

Operação Abafa (Catch and Kill) – Ronan Farrow

Operação Abafa
Livro Operação Abafa, escrito pelo jornalista Ronan Farrow e publicado no Brasil pela Editora Todavia com tradução de Ana Ban, Fernanda Abreu e Juliana Cunha.

O livro Operação Abafa, escrito pelo Ronan Farrow é bem similar a proposta do livro Ela disse. Ele também mostra os bastidores e todo o processo com as reportagens que o jornalista trabalhou para denunciar os . A reportagem irá denunciar um sistema de conspiração para abafar casos de abusos sexuais, proteger predadores, silenciar vítimas e jornalistas que tentam denunciar esses casos. A diferença é que o livro irá falar não só sobre o caso do Harvey Weinstein, mas também casos que envolvem outras pessoas influentes como celebridades, apresentadores, políticos e todo um grupo de predadores sexuais que cometiam crimes de assédio sexual e moral.

O livro vai mostrar como foi o processo de investigação e escrita das diversas reportagens que o jornalista escreveu para a The New Yorker, os contatos, entrevistas com as vítimas e toda a situação de intimidação que Farrow passou para defender seus ideais profissionais e os interesses das vítimas. O livro em algumas partes é um pouco pesado, pois você se dá conta que aquilo tudo que está sendo relatado é real e o quanto pessoas sofreram e continuam sofrendo com carreiras arruinadas por conta desses predadores.

Operação Abafa (Catch and Kill)
Autor: Ronan Farrow
Tradução: Ana Ban, Fernanda Abreu, Juliana Cunha
Editora: Todavia
Páginas: 376 | ISBN: 9786580309870
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/30G2VDg

Rede de Sussurros (Whisper Network) – Chandler Baker

Rede de Sussurros
Livro Rede de Sussurros, escrito por Chandler Baker e publicaod no Brasil pela Editora Intrínseca com a tradução de Marina Vargas.

O livro Rede de Sussurros é um pouco diferente dos 2 primeiros que apresentei acima. O livro é uma ficção baseada justamente no Movimento #MeToo e vai contar de forma ficcional como acontecem os assédios morais e sexuais em ambiente de trabalho. A trama se baseia na história de três colegas de trabalho: Sloane, Ardie e Gracie. Elas trabalham no departamento jurídico de uma grande empresa de produtos esportivos e são chefiadas por Ames, principal nome para substituir o presidente da empresa que faleceu de forma repentina.

Ames é o típico chefe assediador: trata as subordinadas de forma leviana fazendo pouco caso da capacidade profissional delas. Mas a possibilidade de ser presidente da empresa e ter sua conduta abafada para sempre, faz com que as três mulheres se juntem para que ele não consiga a posição, principalmente de saber que ele continuava tendo uma conduta inapropriada com uma nova funcionária. A confusão fica pior depois que uma lista anônima que mostrava diversos nomes de homens que possuem posições importantes em empresas de Dallas e os crimes sexuais e morais que eles cometiam nos seus respectivos ambientes de trabalho.

O que eu mais achei interessante é a maneira como a autora irá descrever as mulheres nesse livro. As lutas, obstáculos, humilhações, pensamentos, julgamentos, comportamentos e tantas outras características e atitudes que mulheres precisam se submeter para ter algum destaque e sucesso como profissional. No final tive a sensação que o livro retratava a união e amizade que mulheres possuem em prol de algo em comum.

Rede de Sussurros (Whisper Network)
Autor: Chandler Baker | Tradução: Marina Vargas
Editora: Intrínseca
Páginas: 384 | ISBN: 9788551005286
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2BjG5J0

3 livros sobre o Movimento MeToo
Pilha de livros sobre o Movimento MeToo

Eu falei um pouco mais dos livros sobre o Movimento MeToo em vídeo lá no canal Prateleira de Cima. Comentei sobre minhas impressões da leitura e como foi toda a minha experiência lendo esses 3 livros.

Gostaram da lista literária? Se interessaram sobre alguns dos livros sobre o Movimento MeToo? Me contem nos comentários se conheciam algum dos livros ou do próprio movimento.


Mil beijos e até mais!

Você poderá gostar de

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.