Fiquei em falta esse mês com o post de apresentação dos livros que iria ler do Desafio Literário 2012. Mas a vida anda corrida e estou sem computador próprio. Mas tenho acompanhado o blog na medida do possível.
Bom, vamos a primeira leitura do mês. Os Crimes ABC é o segundo livro da Agatha Christie que leio em vida e o primeiro que estou lendo para o Desafio Literário 2012: Março – Serial Killers.
A história está em 1ª pessoa, e é contada por Arthur Hastings, amigo do grande detetive Hercule Poirot. Tudo começa com uma uma carta anonima enviada ao detetive e assinada apenas com as iniciais ABC. O bilhete dizia que haveria um assassinato com dia marcado e em uma determinada cidade. À princípio, Poirot não deu muita importancia, afinal de contas, a polícia recebe bilhetes como aqueles todos os dias. Mas achou que havia algo de muito estranho naquilo tudo.
O primeiro assassinato ocorreu conforme descrito na carta. Uma senhora com o nome iniciado com a letra A, moradora da cidade de Andover, é morta misteriosamente. O criminoso deixa uma pista na cena do crime: um guia ferroviário ABC. Essa é a única dica do assassino.
Logo em seguida mais uma carta é enviada, dizendo a cidade e o dia que haveria o próximo assassinato. É claro que a letra em questão é a B. E mais uma vez, o guia ferroviário ABC é encontrado perto do morto. A cada assassinato mais intrigante fica o mistério, e mais distante fica a possibilidade de encontrar o assassino. A história vai tomando um rumo que não consigo explicar sem cometer um spoiler. Acho que é melhor não continuar escrevendo sobre para não estragar a curiosidade dos futuros leitores.
Agatha Christie escreve um texto simples e misterioso, que consegue ser clichê e ao mesmo tempo tempo impressionante. Adoro ler livros que prendem nossa atenção e mexem com nosso imaginário. E a autora consegue fazer tudo isso com uma simplicidade na narrativa incrível. Uma ótima dica de leitura bem levinha para os amantes de um suspense escrito.
Em breve haverá um post falando sobre o Projeto Agatha Christie idealizado pela Tabata do Happy Batatinha, e que estarei participando.
Para saber mais sobre o Desafio Literário 2012, acessem aqui.
8 Comentários
comentários pelo Facebook
É isso. Uma obra de Agatha Christie é “clichê e impressionante ao mesmo tempo”. Boa síntese. 🙂
Eu sou suspeita para falar, mas amo Agatha Christie e já li praticamente todos, e os casos com o Poirot são meus preferidos de longe!!!
Adorei o seu blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para a Família e vai dos blogs de mães até blogs geeks, super diversificado, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público específico.
https://web.archive.org/web/20170912061639/http://agregapais.com.br/
Obrigada pela dica…. Vou acessar.
Que bacana, gostei desse desafio (Desafio Literário 2012: Março – Serial Killers)!
Muito legal, eu li apenas um livro da Agatha, mas ameeei: O caso do Hotel Bertram. Muito bom mesmo, e quero ler os outros livros. Comprei a biografia da autora no Submarino por R$ 10,00! Achei bem em conta!! o
Beijos!
Geralmente os livros da Agatha Christie são baratos.
Agatha Christie é campeã, sempre uma escolha acertada!
[…] Os Crimes ABC – Agatha Christie – (resenha) […]