Resenhas

Contos Fluminenses, de Machado de Assis

26 de agosto de 2020
Livro Contos Fluminenses escrito por Machado de Assis publicado pela Editora Martins Fontes com edição de Marta de Senna.

Finalmente li o livro Contos Fluminenses, o primeiro livro de contos de Machado de Assis publicado em 1870. Essa leitura faz parte do Projeto Lendo Machado de Assis e quero compartilhar aqui como foi essa experiência.

Tirando o famoso conto A Missa do Galo, não me recordo de em nenhum momento ter lidos outros contos do autor. O que é algo complicado de se dizer já que Machado era um grande contista. Boa parte de seu talento como escritor está nos contos.

Mas vamos falar de Contos Fluminenses, que foi o primeiro livro do gênero publicado pelo autor.

Contos Fluminenses em 1870 e reune 7 contos que haviam sido previamente publicados em jornais e folhetins da época.

O que mais agrada em Machado de Assis é maneira como ele observa a alta sociedade carioca da época, mostrando todo os seus problemas, futilidades, aparências e acordos sociais.

Os contos de Contos Fluminenses

O livro foi composto por 7 contos publicados anteriormente em forma de folhetins. São elas:

  • Miss Dollar
  • Luís Soares
  • A mulher de preto
  • O segredo de Augusta
  • Confissões de uma viúva moça
  • Linha reta e linha curva
  • Frei Simão

Os contos que mais gostei de ler foram Luís Soares, O segredo de Augusta e Frei Simão. Os outros contos tem diversas particularidades muito interessantes, mas acho que o tom jocoso dos 2 primeiros e a triste história de amor do último me chamaram mais atenção.

As histórias irão tratar de diversos assuntos como: ambição, casamento por interesse, jogo de conquistas, frivolidade, capricho, loucura, vaidade, hipocrisia, entre outros. Machado irá mostrar as relações conjugais sem amor, o casamento por interesse, a vaidade das posições de poder, o orgulho dos homens preocupados com farra e diversão e tantas outras características peculiares aos afortunados (ou não) da época.

Eu não vou entrar em explicações elaboradas sobre a escrita de Machado de Assis nesse livro. Primeiro porque não é esse o intuito desse blog muito menos desse post. Segundo, não sou nenhuma crítica literária, muito menos uma estudiosa de Machado de Assis. A ideia é trazer as minhas impressões de leitura e informação mais geral sobre a obra.

Livro Contos Fluminenses escrito por Machado de Assis publicado pela Editora Martins Fontes com edição de Marta de Senna.

A edição lida de Contos Fluminenses

A edição que eu li Contos Fluminenses é a publicada pela Editora Martins Fontes. Essa edição é bem bacana pois conta com uma introdução (que eu recomendo apenas que leia após a leitura do livro) escrita pela Marta de Senna. A introdução é bem interessante e revela diversas peculiaridades sobre a obra e os contos aqui presentes. Ele amplia o entendimento do livro o que torna toda a experiência bem rica.

Vale lembrar que a obra do Machado de Assis está em domínio público e você pode ler a partir de qualquer edição publicada ou dos arquivos disponibilizados no Portal Machado de Assis.

O livro é uma ótima recomendação para quem quer conhecer os primeiros textos de contos de Machado de Assis e notar o amadurecimento do escritor de forma cronológica. Super indico para aqueles que querem ter os primeiros contatos com seus textos.

Contos Fluminenses
Autor
: Machado de Assis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 344 | ISBN: 9788533623026
Skoob | Goodreads
Para ler:  Amazon | Domínio Público

Avaliação: 4 de 5.


Mil beijos e até mais.

Você poderá gostar de

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile