Resenhas

Cat Person e outros contos, de Kristen Roupenian

26 de novembro de 2019
Cat Person

Nesta reunião de doze contos que tratam de amor, desejo, poder e consentimento, Kristen Roupenian se revela uma das vozes mais originais e provocativas da ficção contemporânea.
Kristen Roupenian era uma autora desconhecida até a publicação de “Cat Person”, em dezembro de 2017, no site da revista New Yorker. Narrando o encontro de Margot, de vinte anos, com Robert, de 34, a história toma rumos inesperados ao abordar as expectativas frustradas, as questões de gênero e as relações pautadas pelas dinâmicas digitais. O conto ganhou alcance excepcional e se tornou um fenômeno editorial ao retratar, numa prosa surpreendente e eletrizante, o amor em nossos tempos.
Ao longo de doze histórias, com tom ora sombrio, ora hilariante, a escritora explora com sensibilidade aguda e imaginação selvagem a realidade contemporânea com tintas por vezes absurdas – e até mesmo assustadoras. Esta reunião de contos apresenta uma galeria de personagens profundamente humanos e, por isso mesmo, estranhamente inquietantes, que buscam se relacionar em dias marcados por angústias, contradições, perversões e uma dificuldade intransponível de comunicação.

Sinopse: Companhia das Letras

Cat person e outros contos chegou em minhas mãos através da parceria com a Editora Companhia das Letras. Eu fiz a solicitação da obra principalmente porque na época do lançamento, muita gente estava falando sobre ele. E também porque é um livro de contos e todo mundo que me acompanha sabe que goto muito de livros como esse.

O livro conta com histórias escritas pela autora Kristen Roupenian e publicadas originalmente na revista New Yorker. O conto que dá nome ao livro viralizou e foi um dos mais lidos da revista no ano de 2017. O texto trata de diversas questões que o mundo moderno trouxe no que tange relacionamentos: consentimento, decepção, intimidade e desejo. A difícil busca pelo par ideal, no qual nos faz esbarrar em encontros ruins e sexo desinteressante. Cat Person é o retrato do relacionamento perfeito nos aplicativos e decepção no mundo real.

Os 12 textos se baseiam praticamente nas relações e relacionamentos modernos. Os problemas de estar com alguém, as questões da solterice, a falta de clareza sobre os comportamentos humanos e tantos outros assuntos que permeias as relações humanas modernas. Os personagens são bem crus e podem ser qualquer um que você conheça em uma mesa de bar ou no elevador de um prédio comercial qualquer.

Tive dificuldade para me ligar ao livro. Não sei bem porque talvez por conta dos textos com temas nos quais eu não me identificava muito bem, ou talvez por causa dos contos que não tinham um enredo conclusivo deixando o fim meio que suspenso, sem resolução. Ou talvez porque as histórias às beiravam ao surreal como foi o caso dos contos O sinal da caixa de fósforos e Aquela que morde. Outros textos eu não tive uma boa percepção do que se tratava e outros que não entendi muito bem porque estava ali naquele livro junto com outros tão bem inscritos.

Para quem curte literatura moderna e textos curtos Cat Person e outros contos é uma ótima pedida de leitura que irá te tirar da zona de conforto literário e trará uma nova perspectiva de leitura. Apesar de alguns contos não acompanharem bem a história que deu fama a autora, vale a pena a leitura pelo menos para conhecer a escrita da Kristen Roupenian.

Cat Person e outros contos
Autor
: Kristen Roupenian | Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360 | ISBN:9788535931952
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2r5j3Ak

Mil beijos e até mais!

Você poderá gostar de

Nenhum comentário
comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.