Menu
Resenhas

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

O silmarillion

Após 4 meses, finalmente eu terminei de ler O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien. Gente! Que leitura comprida para um livro tão pequeno. Mas valeu a pena.

Comecei a ler O Silmarillion pois queria fazer essa leitura antes de me enveredar por O Senhor dos Anéis, já que é minha meta de leitura de 2016. Mas como foi difícil gostar dele no início. No final acabei curtindo muito.

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

O Silmarillion, agora reeditado pela Editora WMF Martins Fontes, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas

Fonte: WMF Martins Fontes
O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

Comecei a ler o livro no Kindle, mas tive que correr para comprar um exemplar físico, pois a leitura não estava fluindo muito bem no e-reader. Era muito estranho. Parecia que eu lia e lia e lia e não saia do lugar e não compreendia muita coisa. Esse livro foi a segunda obra do Tolkien que eu li e como disse anteriormente, comecei para poder ler O Senhor dos Anéis.

Eu li O Hobbit e a experiência das duas leituras foram bem diferentes. Tolkien tem uma escrita com caráter bem descritivo e detalhista. Essa característica é bem marcante no autor e podemos encontra-lá em O Silmarillion. O livro foi montado a partir de pequenos contos escritos. Parecem pequenos ensaios, rascunhos para algo que talvez se tornasse uma grande história.

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

Comecei a ler o livro sem saber muito bem o que me esperava. Acho que isso atrapalhou um pouco. Não compreendia muito bem o que estava lendo. O livro no início é muito difícil, a leitura se arrasta, não flui. Tive momentos de querer abandonar, jogá-lo longe. Mas persisti e ele acabou prendendo a minha atenção. Da metade para o fim, a história começa a ficar bem mais interessante. Começamos a entender algumas passagens, a genealogia dos personagens, a trama como um todo.

Em algumas histórias relatadas no livro senti falta de um momento de êxtase. A sensação que alguém estava apenas relatando um fato, uma notícia. Era tipo: “E aí eles batalharam e ele morreu e no dia seguinte o grupo prosseguiu viagem…“. Eu sentia um certo vazio

Depois de ler esse livro todo, consegui uma constatação: todo o infortúnio que aconteceu na Terra Média é culpa dos elfos. Gente, como são briguentos, vingativos e intrigueiros. Sério, tinha hora que parecia que eu estava vendo novela mexicana. Chegava a ser cômico.

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

A edição de O Silmarillion

O projeto editorial está bem bacana. O livro possui, além da história, alguns guias e materiais informativos que ajudam na compreensão da narrativa. Há um glossário e um guia de pronúncia que ajudou muito na leitura e um mapa genealógico dos elfos para compreendermos o “tantão” de nomes e personagens que tem no livro (e que nos deixa loucos na leitura). O livro possui uma boa diagramação, o que auxilia a leitura. Os mapas também ajudam o leitor a se localizar na história e a compreender a geografia da narrativa.

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

Indico a leitura para todos aqueles que gostam de fantasia e tem vontade de conhecer a escrita do  J. R. R. Tolkien. Se assistiu aos filmes vai gostar de saber sobre alguns personagens, como eles surgiram, porque surgiram. Acho que foi essa parte que acabou me encantando mais. Eu queria saber como a história chegava até onde eu conhecia. Se você também quer saber sobre os fatos anteriores a existência do anel, essa é a pedida.

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

Já leu O Silmarillion ou algum outro livro do J. R. R. Tolkien??? Assistiu a alguma adaptação cinematográfica? Gostou, não gostou, odiou?? Me conte nos comentários!

O Silmarillion
Autor:  J. R. R. Tolkien | Tradução: Waldéa Barcellos
Editora: WMF Martins Fontes 
Páginas: 480 | ISBN:9788578274887
SkoobGoodreads
Para ler:


Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

2 Comentários

  • Edson
    1 de agosto de 2016 at 01:19

    Acabei de ler o senhor dos anéis hoje e já quero começar a ler o silmarillion. Pesquisando na internet sobre o livro acabei encontrando o seu blog.
    Sempre gostei dos filmes (estão entre os meus favoritos na verdade) e finalmente resolvi ler os livros. No começo a história também se arrasta um pouco mas a partir da metade da sociedade do anel a leitura fica melhor. As outras duas partes são simplesmente fantásticas e sinto que vou ter que ler a obra outra vez em algum momento da vida. O livro também é bastante descritivo mas não me incomodou, pelo contrário, me ajudou a conhecer melhor toda a trajetória dos personagens.
    Espero que você consiga cumprir a meta de 2016 porque vale muito a pena. Salvei o seu site aqui e aguardo pra ler o que você achou da obra, enquanto isso vou adentrar no silmarillion.
    P.S.: Caliope é um ótimo nome pra uma calopsita.

    Responder
    • Karin Paredes
      2 de agosto de 2016 at 11:01

      Edson, tudo bem?!
      Que bom que gostou da resenha.
      Quero muito conseguir ler O Senhor dos Anéis ainda esse ano.
      Sinto que minhas outras leituras estão empacadas por conta dele.

      Você vai gostar de O Silmarillion!

      Bjos

      Responder

Deixe seu comentário