Menu
Resenhas

Depois dos Quinze, de Bruna Vieira

depoisdosquinze1

Gente, demorei muuuuuitoooo para postar essa resenha. É sério! O livro Depois dos Quinze foi lido em janeiro, mas só agora tomei vergonha na cara e preparei essa resenha.

Acho que muita gente que chega aqui no Prateleira de Cima já conhece a Bruna Vieira do Depois dos Quinze. E sabem também que no final do ano passado ela lançou um livro de contos e crônicas. Comprei logo na pré-venda e comecei  ler um mês depois.

Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar é um livro que reuni contos e crônicas publicados no blog de mesmo nome além de alguns inéditos. Bruna sempre gostou de escrever e acabou transformando esse gosto em livro. Sonho de toda menina!

depoisdosquinze3

Os contos e crônicas falam de coisas por quais todas meninas passam durante a adolescência e inicio da vida adulta. Me identifiquei com vários contos e voltei a adolescência lembrando das coisas que vivi ou que não vivi. Os textos que falam da vinda dela para a cidade de São Paulo são os que mais gostei, pois as sensações e impressões que ela teve foram as mesmas quando eu vim para cá. Parecia que eu estava lendo algo que eu mesma escrevi.

A escrita em Depois dos Quinze

A escrita da Bruna Vieira é bem leve e vai direto ao ponto. Sei que esse gênero é bem fácil de ler e de escrever também, mas conseguimos notar características e personalidade em suas palavras. Você sente como se tivesse em um quarto conversando com uma amiga enquanto lê o livro. Sei lá, voltei no tempo e lembrei das tardes com amigas trocando confidencias ou então os momentos em que escrevia em meu diário ou quando falava sozinha no travesseiro chorando por um menino. As meninas que o leem descobrem que não estão sozinhas nessa confusão de sentimentos e sensações que ocorrem aos 14, 15, 16 anos e às vezes até depois dos 20 (alguns nunca irão passar).

depoisdosquinze

O meu exemplar não está mais comigo, já passei adiante (emprestado) para minhas primas mais novas lerem. Acho bacana ir dando oportunidade para outras pessoas conhecerem a obra. Livro tem que passar de mão em mão.

Esse livro é uma boa dica de presente de aniversário para aquela sua prima que acabou de entrar na adolescência e você não sabe muito bem o que dar. E também para as meninas mais velhinhas (tipo eu que já estou na segunda metade da casa dos 20).

Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar
Autora: Bruna Vieira | Editora: Gutemberg | Páginas: 200

E vocês?? Já leram?? O que acharam?? Conte mais nos comentários!

Até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

6 Comentários

  • Babi Lorentz
    4 de julho de 2013 at 13:46

    Comecei a acompanhar o Depois dos Quinze depois de a Bruna ter lançado o livro. Foi aí que a conheci e foi aí que comecei a gostar de ler o que ela postava, portanto acho que se eu desse oportunidade ao livro, também acabaria gostando.
    Beijos.

    Responder
  • Daniela
    5 de julho de 2013 at 23:13

    Pra dizer a verdade eu não sei como fui conhecer o blog da Bruna, rs.
    Gente eu não sei o que me acontece, eu vou clicando, clicando e acabo indo parar em uns blogs MUITO bons!

    Eu tenho bastante curiosidade em ler este livro, mas confesso que dei uma acalmada depois do frenesi de lançamento. Eu gosto de ler contos e crônicas, mas confesso que não é o meu estilo favorito. E também tenho uma pilha infinita de livros a serem lidos que se eu chegar com mais um em casa, eu, meus pais, o universo inteiro desisti de acreditar que cumprirei minha meta de leitura pra 2013, rs.

    Esteticamente falando esse livro é uma graça! A editora fez um ótimo trabalho. Fiquei sabendo que ela estava escrevendo um segundo livro e parece que será história mesmo, então acho que vou adiar mais um cadinho.

    Beijos

    Responder
  • Tany
    9 de julho de 2013 at 01:42

    Eu descobri o blog da Bruna depois que ela tinha publicado o livro e gostei demais. Os textos dela são muito bons e seria o tipo de coisa que eu gostaria de ter lido quando eu tinha uns 16 anos e não revistas Capricho, sabe? Quero muito ler o livro que mesmo pra mim que já superei vários problemas que ela escreve, ainda é interessante a visão de outras pessoas mais novinhas do mundo.

    Responder
  • Beatriz Cavalcante
    10 de julho de 2013 at 15:08

    Eu não acompanho o blog da Bruna só que eu sempre tô vendo as fotos dela no facebook ou no instagram. As vezes passo no blog e vejo alguma coisinhas mas não é sempre. Esse livro também está entre os meus desejados e eu acho que vou gostar. Como eu não leio muito os textos da Bruna vai ser bom para eu conhecer um pouquinho mais sobre ele. Fora que eu acho a capa do livro uma fofura e adoro os detalhes que tem dentro. Não vejo a hora de comprar. ♥

    Responder
    • Karin
      10 de julho de 2013 at 17:28

      Acho que você irá gostar bastante dele

      Responder

Deixe seu comentário