Menu
Desafios Literários

Desafio Literário 2012 Fevereiro

Desafio Literário 2012 Fevereiro

Vou confessar que estou adorando fazer parte do Desafio Literário 2012. Por enquanto estou dando conta (tomara que eu continue assim). Estou bem empolgada com as leituras e me divertindo muito conhecendo novos leitores e livros que talvez passassem despercebidos. Para o Desafio Literário 2012 Fevereiro, escolhi 3 leituras. Será que dou conta?

Para o Desafio Literário 2012 Fevereiro, a proposta é Nome próprio (de pessoas)

“existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio – e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!”

Como já esperado, escolhi livros que estavam na minha lista de opções que gostaria de ler já algum tempo. A principio são três livros, mas só será obrigatório ler apenas 2. Se eu tiver tempo, lerei o terceiro e quem sabe até um quarto livro. Otimista, não?

Os escolhidos para o Desafio Literário 2012 Fevereiro

Marina – Carlos Ruiz Zafón

Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa.

Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.

Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo – uma mariposa negra – diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.

Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade – antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. 

Fonte: Skoob

Poliana – Eleanor H. Potter

Poliana

Quando da morte de seu pai, a menina de dez anos, que já era órfã de mãe, vai morar com a tia Paulina, uma solteirona rica, severa e pouco afetuosa. Mas a vida da pequena cidade de Beldingsville vai mudar com a chegada desta que se tornou a própria personificação do otimismo na literatura ocidental. Poliana nunca deixa de praticar algo que o pai criou e lhe ensinou: o jogo do contente — a tentativa de sempre se posicionar de maneira positiva frente às adversidades.

Fonte: Skoob

Emma – Jane Austen

Emma

Rica e esnobe, Emma Woodhouse tenta arranjar casamento para Harriet Smith, jovem pobre e de pais desconhecidos. Ao mesmo tempo, lança suspeitas sobre a reputação de Jane Fairfax. Quando suas conspirações ameaçam fugir do controle, seu vizinho e amigo, o senhor Knightly, intervém.

Fonte: Skoob

Gente, estou muito animada para o Desafio Literário 2012 Fevereiro. Então que comecem as leituras.

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

2 Comentários

  • Emi
    3 de fevereiro de 2012 at 18:32

    Essa semana eu tava lembrando do desafio e fui conferir a lista desse ano. 🙁 Sempre só lembro depois que já passou alguns meses… Até que dava pra acompanhar, né! Fiquei com vontade agora 😀

    Responder
    • Karin
      3 de fevereiro de 2012 at 19:27

      O ruim é que você não poderá se inscrever no site oficial, por causa do término do prazo das inscrições

      Responder

Deixe seu comentário