Menu
Resenhas

A Playlist de Hayden, de Michelle Falkoff

playlisthayden4

A Playlist de Hayden chegou aqui em casa em forma de “aperitivo”, ou seja, os primeiros capítulos foram enviados para conhecermos a história. Até o apresentei no vídeo de Book Haul – mar/2015. Li e gostei. Aproveitei e solicitei para ler o livro inteiro. Então ele chegou há algumas semanas e fui terminar a leitura.

A Playlist de Hayden é um livro que conta a história de Sam, um garoto tímido, que encontra seu melhor amigo morto no quarto. A única resposta disponível para o ocorrido é uma playlist endereçada ao Sam dizendo “você vai entender”. Sam não se conformava com o que o amigo fez e quer entender o que o motivou.

playlisthayden1

Ouvindo música a música, Sam tenta entender o que motivou Hayden a cometer suicídio. Quanto mais escuta as músicas, mas ele descobre o quão misterioso o seu amigo era e o quanto ele não o conhecia. E não saber o motivo que fez o seu amigo tirar a vida de um jeito tão inesperado e repentino, faz com que ele busque respostas para o que aconteceu naquela noite. E então ele conhece Astrid, uma menina que Hayden conhecia, porém Sam não. Ela ajuda Sam a se encontrar dentro da solidão que a ausência do amigo trouxe e também a desvendar o mistério sobre a noite que ele morreu.

IMG_2262

A playlist de Hayden trata de um tema muito polêmico: bullying e suicídio. E mostra isso de forma objetiva em uma linguagem que os jovens conseguem entender. O livro relata as implicâncias que o bullying e o suicídio provoca nas pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidas. Ele mostra o sofrimento dos familiares e amigos que buscam respostas e “culpados” para o que aconteceu. Mas na verdade, todos são vítimas nessa situação. A história não é pesada, não dá “lição de moral”. Ela te faz refletir, faz pensar no mundo dos jovens e dos problemas que eles passam.

A música em A playlist de Hayden

Os capítulos iniciam com uma música da playlist. A música geralmente tem uma relação com o capítulo, ela ilustra a história de alguma forma. Várias canções bacanas aparecem no livro e tantas outras que acabei conhecendo.

playlisthayden2

A história é envolvente, tem um certo mistério no ar. Você fica envolvido com a trama, quer saber o que vai acontecer e sente falta do livro quando para de ler. O final me surpreendeu e acho que o objetivo da autora, pelo menos comigo, foi alcançado. O livro me fez pensar sobre bullying e todos os problemas que essa prática faz com as pessoas envolvidas. O sofrimento, a culpa, a falta de explicação, todos os sentimentos ruins que bullying faz nas pessoas estão presentes nessa história.

playlisthayden

Outra coisa bem legal desse livro é a playlist. Com repertório bem diversificado, vocês podem escutar as músicas que aparecem no livro no hotsite do livro. Quer ouvir, é só clicar aqui! Nesse link também há outras informações sobre o livro.

Indico a leitura de A playlist de Hayden para todos!!! É leve, tem música e trata de um assunto polêmico, sem ser chato ou pedante. Quem quiser, o livro está disponível nas melhores livrarias físicas ou online.

A playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288 | ISBN: 9788581637044
Para ler: https://amzn.to/32EH1Bi

Avaliação: 4.5 de 5.

Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

2 Comentários

  • Marcela
    28 de junho de 2015 at 23:23

    Gostei da resenha e até fiquei com vontade de ler o livro, principalmente para ver quais músicas ele cita. Ao mesmo tempo, fico um pouco com o pé atrás sempre que o tema é bullying. Foi um negócio tão frequente na minha adolescência que eu tenho preguiça de obras que se constroem em cima disso, porque elas dificilmente me surpreendem.

    Responder
    • Karin de Oliveira
      1 de julho de 2015 at 11:09

      Olá Marcela, tudo bem.
      O livro é legal, tranquilo. Não aborda de um jeito muito incisivo, é mais focado nos personagens e como eles se sentam em relação a tudo isso.
      Fiquei triste com o seu relato por ter sofrido com bullying na adolescência. Sofri na escola também, mas nada comparado ao que ocorre hoje em dia com as crianças e adolescentes.
      A playlist você pode conferir aqui https://www.editoranovoconceito.com.br/produto/a-playlist-de-hayden/

      Mil beijos

      Responder

Deixe seu comentário